terça-feira, 13 de março de 2012

Jan Garbarek (Sax Noruega) e Daniel B. Holeman - Arte de Despertar


O saxofonista norueguês surgiu na cena jazzística norte-americana em meados da década de 60 ao lado do pianista Keith Jarrett e é considerado um dos responsáveis pela sedimentação do jazz europeu.

Hannover 1976
Seu som claro, ascético e pessoal dá vazão a instigantes atmosferas melódicas que segundo o músico são fincadas em sua origem: “O norte, a natureza, a música e o mistério”, ou seja, o folclóre de sua terra natal. Autodidata, nascido na pequena cidade de Mysen, Jan Garbarek decidiu estudar saxofone depois de ouvir a transmissão de uma apresentação de John Coltrane, em 1961. No ano seguinte levou o primeiro prêmio em um concurso de músicos amadores, o que o levou a seus primeiros empregos. Dado algum tempo, passou a liderar seus próprios conjuntos e trabalhou ao lado de George Russell quando este vivia na Escandinávia.

Uma das melhores obras de Jan Garbarek. Tirado das 2 CD Album "Ritos" (1998). Listen & Enjoy it. Nos anos 70, Garbarek ganhou uma bolsa de estudos do governo noroeguês para estudar jazz nos EUA e no ano seguinte já gravava com o selo com o qual trabalha até hoje, a cult ECM Records. Foi lá que trabalhou com nomes de peso como Keith Jarrett, Chick Corea, Ralph Towner e mais tarde explorou outros ritmos e melodias ao lado dos brasileiros Egberto Gismonti e Naná Vasconcellos.

No início dos anos oitenta Jan Garbarek começou a direcionar sua carreira para veredas menos jazzísticas e retornando para suas raízes gravando com músicos nórdicos.

Conversação (L.Shankar / J.Garbarek), Composição em Album L.Shankar "Song For Everyone", Interpretada Na Polónia de 2006. Por Jan Garbarek, Sax / Gurtu Trilok, perc. / Bruninghaus Rainer, Key. / Eberhard Weber, Bass



Metraton


Vênus e Scorpion















Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12