domingo, 18 de março de 2012

Joe Henderson - Sax (1937-2001) / imagens: Maquilagem é arte

Nascido em uma cidadezinha do interior dos EUA (Lima, no estado de Ohio), Joe Henderson começou a tocar saxofone na escola e costumava creditar sua escolha pelo instrumento a um baterista de sua cidade natal, chamado John Jarette, que o aconselhou a ouvir discos de Charlie Parker, Stan Getz e outros.

Primeiro se encantou pelo timbre e simplicidade de Stan Getz, mas seria Parker sua maior inspiração. Também o influenciaram dois pianistas de Lima (Don Hurles e Richard Patterson), amigos de suas irmãs e irmãos mais velhos - eram quinze irmãos no total - que lhe deram noções básicas / práticas de piano, bem como seu primeiro professor de sax no colégio, que lhe transmitiu seu profundo conhecimento do instrumento, ensinando-o a escrever e compor música. Ainda na escola, Henderson compôs muitas músicas para a banda do colégio e bandas de rock de Lima.

Parte para Detroit e estuda com Larry Teal na Teal School of Music, aprendendo mais teoria, harmonia e refinando o som tirado de seu sax. Mais tarde freqüenta a Wayne University, onde estuda flauta e contrabaixo e, no final de 1959, forma sua primeiro conjunto. No ano seguinte é recrutado pelo exército.

No exército participa de um show de talentos, ganha o primeiro lugar com um quarteto e é classificado para a competiçao geral do exército; mais uma vez tem êxito, passando a integrar uma banda de militares que viajava o mundo entretendo os soldados. As excursões com a banda o levaram ao Japão, Coréia, Panamá, Itália, Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.

Depois de sair do exército, dois anos mais tarde, Henderson parte para Nova Iorque, onde conhece músicos de peso como Dexter Gordon, o qual, certa noite no clube Birdland, seguindo a indicação de amigos que já conheciam Henderson, convidou-o a subir ao palco. Acompanhado apenas da seção rítmica, em poucos minutos o clube o aplaudia entusiasticamente e, segundo o trompetista e amigo de ambos Kenny Dorham, Gordon ficou paralisado e boquiaberto na coxia.

Em 1963 assina com a gravadora Blue Note e entra para o quinteto de Horace Silver um ano mais tarde. Gravam juntos clássicos como “Song for my Father”, no qual o solo fenomenal de Henderson representa bem seu estilo lírico e criativo, deixando clara a influência de Lester Young e Stan Getz. Henderson gravou muitos discos próprios e ao lado de outros músicos. Em três ocasiões rendeu homenagens à obra de outros músicos, que lhe valeram três Grammys: Lush Life em homenagem a Billy Strayhorn, So Near So Far de Miles e o disco Double Rainbow tocando músicas de Tom Jobim. Joe Henderson morreu no dia 30jun2001 de enfisema pulmonar.














Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12