sábado, 17 de março de 2012

Dexter Gordon - Sax Tenor BepBop / Stone Painting - Henry Lee (movie: Round Midnigth)

Dexter Gordon é considerado o principal saxofonista tenor a emergir durante a era do bebop. Começou estudando clarinete, que depois trocou pelo sax tenor. Sua carreira começou em 1940 com Lionel Hampton, com quem ficou até 1943.

Já em 1941 o grande Coleman Hawkins afirmou que Dexter era um seus tenoristas favoritos. Dexter tocou em seguida com Nat King Cole, Lee Young, Fletcher Henderson e Louis Armstrong. Em dezembro de 1944 foi para Nova Iorque tocar na orquestra de Billy Eckstine, cheia de beboppers que o influenciaram bastante. Também tocou com Dizzy Gillespie antes de retornar para sua cidade natal, Los Angeles, em 1946. Nos anos seguintes transitou entre a costa oeste e a costa leste (ignorando a divisão artificial que se tentava estabelecer entre elas). Um de seus principais parceiros nessa época era Wardell Gray, com quem também travou “batalhas” de tenores que ficaram célebres.

Nos anos 50, problemas com drogas forçaram Dexter a períodos de inatividade e até mesmo levaram-no à prisão. Em 1960, recuperado e imbuído de novo ânimo, passou a gravar com a Blue Note. Foi para a Europa em 1962, onde ficaria por um longo período, até 1976, gravando para a Steeplechase. Durante esses anos, alcançou grande popularidade no continente, sendo no entanto praticamente esquecido nos EUA. De qualquer forma, porém sua volta em 1976 recebeu grande destaque. Problemas pessoais, como um segundo casamento desfeito e problemas com a bebida, fizeram com que sua música entrasse numa fase descendente. Em 1986 viveu seu terceiro comeback, atuando no filme Round Midnight de Bertrand Tavernier (que teve a trilha sonora composta por Herbie Hancock). A convincente e tocante interpretação de Dexter, no papel do veterano saxofonista alcoólatra Dale Turner, surpreendeu a todos e lhe valeu uma indicação para o Oscar.

Influenciado por Lester Young, o som de Dexter Gordon no sax tenor por vezes parecia o de um sax alto, por sua leveza, com um fraseado que usualmente era relaxado e lírico, embora fosse plenamente capaz de uma abordagem mais agressiva, dependendo da ocasião - afinal, ele era oriundo do bebop. Sua música influenciou muitos jazzistas, especialmente tenoristas, e sua figura se tornou cult entre o grande público.



Stone painting (pintura de pedra) é uma forma única de arte que se caracteriza pela pintura de pedras em acrílico de modo que representem figuras de animais, cenas da vida selvagem ou conforme mande a imaginação do artista. Os temas que retratam animais são os mais populares.
Os exemplos abaixo são do artista tailandês Henry Lee.











Cinema: Round Midnight
Dirigido por Bertrand Tavernier
EUA / França (1986)
Filme Drama / Buddy Musical
13 Parts/125 minutos em Inglês e Francês com legendas opcionais em inglês (padrão) Por favor não se esqueça de ligar o CC (closed captions) botão para ver legendas. Legendas são traduzíveis para qualquer idioma e pode ser movido, clicando e arrastando as legendas. ATENÇÃO: filme contém linguagem adulta e alguns uso de drogas. (Avaliado por RMPAA, embora não haja nada no filme para justificar a classificação)

Sinopse: Uma elegia cinematográfica sobre a morte iminente de Jazz, a vida real, o lendário saxofonista Dexter Gordon interpreta Dale Turner, um músico ficcional inspirada por uma série de famosos figuras do jazz, incluindo Bud Powell e Lester Young. Em grande parte esquecido em seu país de origem, Turner mudou-se para Paris em busca de um público mais sensível. Ele encontra-lo na forma de Francis, um aficionado bebop que faz amizade com o jogador de expatriados. Francis logo se familiariza com lado mais sombrio de Turner, incluindo suas lutas com o alcoolismo, vício em drogas e depressão.

Temendo pela vida do músico, o ventilador torna-se seu cuidador, um arranjo que leva a uma breve melhora na saúde de Turner e fortunas mas cepa lugares muito emocional sobre os dois. comentário: "Round Midnight" admixes a duas grandes formas de arte americanas, jazz e filme, através do calor esclarecimento da sensibilidade francesa, que o entusiasmo selvagem para a arte popular americana, e, paradoxalmente, uma repulsa para a América que abandonou a sua própria.

O clima dominante do filme é lírico, como desliza a Tavernier diretor de câmera e redemoinhos em torno dos músicos, eufóricos com o romance da noite, na luz, fumaça sepulcral dos clubes, o dinginess azul-e-castanho de quartos de hotel anônimos.

Dexter Gordon não é ator, mas ele foi uma escolha inspirada como Dale, porque ele habita o papel de ator não podia. Ele oferece suas linhas de uma grosa terrível que qualquer ator poderia imitar, ou que você poderia encontrar, para que o assunto, em média o soldado do Exército da Salvação, mas o ritmo da entrega ninguém poderia imitar, a orquestração das pausas, os atrasos, o fraseado legato - aqui está um homem até agora na música que ele fala be-bop.

Menciono voz de Gordon, pois desempenha as mesmas notas que a música neste filme. Tal como acontece com todos os grandes músicos, as notas que vêm de dentro são as mesmas que as sensações de dentro. Músicos que utilizam fôlego para tocar seus instrumentos - aqueles que desempenham várias cornetas - chegar mais cedo ou mais tarde, em um ponto onde eles jogam e falam na mesma voz. Gordon torna mais fácil ouvir que, a música que vem do seu saxofone é triste e terno, e assim são as suas palavras.

E quem aponta em be-bop, também, para o saxofonista desmedido tem mãos de uma delicadeza quase impossível, as mãos rendas, que tremem e flutuação e flutuador com o ajuste fino pensamento -. Mãos que, novamente, nenhum ator poderia imitam Assim como inequivocamente, "Round Midnight" é um pedaço de nostalgia, mas de uma forma complexa - não é visto com os olhos orvalhados do presente, mas a partir da vista de um passado vivo com a memória, do ponto de vista de personagens que estão cientes eles estão criando a história.

Para Dale é, acima de tudo, um artista, que pode dizer a um médico, "Minha vida é música, meu amor é a música, e é 24 horas por dia" e "Round Midnight" é, acima de tudo, um filme sobre a música como Gordon e seu chicote associados através de um extenso repertório E é isso que de 1986 Round Midnight é em última análise, sobre - o poder de conexões pessoais através da música, a renúncia, bondade e inspiração.

Isso não quer dizer que Round Midnight é apenas uma brincadeira de bem-estar por meio da descida e da redenção. É mais sombriamente realista do que isso. É uma elegia ninhada ainda quente, como lamentoso como um processo lento, balada baixo enfraquecida em um key To menor aprofundar o mais realismo, Tavernier tinha todas as funções de músico de jazz tocados por músicos de jazz reais, tais como Herbie Hancock (que ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora).

Cada combinação de desempenho foi registrado no local, e ouvi-los você sabe que eles são o negócio real. Uma das virtudes do roteiro é a falta de diálogo supérfluo. Round Midnight é menos talky que a maioria dos filmes que estamos acostumados, e contagens de cada linha em uma história onde a música faz muito do que fala.


Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12