domingo, 11 de novembro de 2012

Bronzino, família de artistas Florentinos

Alessandro di Cristofano di Lorenzo del Bronzino Allori, nasceu em 31mai1535 - 22Set1607)italiano pintor retratista tardio da escola maneirista florentina. Nascido em Florença, após a morte de seu pai, ele foi criado e treinado na arte por um amigo próximo, muitas vezes referida como o seu "tio", o pintor maneirista Agnolo Bronzino, cujo nome às vezes ele assumiu em seus quadros. Em alguns aspectos, Allori é o último da linha de proeminentes pintores florentinos, de modo geral não diluído herança toscana artística: Andrea del Sarto trabalhou com Fra Bartolomeo (assim como Leonardo da Vinci), Pontormo trabalhou brevemente sob Andrea, e treinado Bronzino, que Allori treinado. Gerações posteriores na cidade seria fortemente influenciado pela maré de barrocas estilos pré-eminentes em outras partes da Itália. Freedburg ridiculariza Allori como derivado, alegando que ele ilustra o ideal de Maniera por que a arte (e estilo) são gerados fora do pré-existente de arte. O polonês de figuras tem uma forma de mármore como não natural, como se apontou para estatuária frio. Pode-se dizer da pintura maneirista fase final, em Florença, a cidade que teve início deu vida a estatuária com as obras de mestres como Donatello e Michelangelo, ainda era tão amedrontado por elas que petrificado as poses das figuras na pintura. Enquanto em 1600 a barroco em outro lugar estava começando a dar vida a figuras pintadas, Florence foi pintando bidimensionais estátuas. Além disso, em geral, com exceção dos maniera Contra (Counter-Maneirismo) artistas, não se atreveu perdida a partir de temas elevados ou dispersos em grande emoção. Entre seus colaboradores foi Giovanni Maria Butteri e seu pupilo principal era Giovanni Bizzelli, Cristoforo del Altissimo, Cesare Dandini, Aurelio Lomi, John Mosnier, Giovanni Battista Vanni, e Monanni também foram seus alunos. Allori foi um dos artistas, trabalhando sob Vasari, incluído na decoração do Studiola de Francesco I. Ele foi o pai do pintor Cristofano Allori (1577-1621). Principais obras: Retrato de um homem jovem, 1561, Museu Ashmolean de Oxford Cristo e a Samaritana, retábulo 1575, Santa Maria Novella, agora Prato Caminho do Calvário, 1604 em Roma Cristo Morto e Anjos, Museu de Belas Artes de Budapeste Retrato de Piero de Médici, São Paulo Museu de Arte Brasil Pérola Pesca, 1570-1572, Studiolo de Francesco I, o Palazzo Vecchio, Florença imagem Sussana e os Anciãos e Alegoria da vida humana O Milagre de São Pedro Walking on Water Vênus e Cupido, Musée Fabre, Montpellier Em 2006, a BBC correspondente estrangeiro Sir Charles Wheeler retornou um original Alessandro Allori pintura ao Gemälde galerie Berlim. Ele havia sido dada a ela na Alemanha em 1952, mas só recentemente percebeu a sua origem e que deve ter sido saqueada na esteira da Segunda Guerra Mundial. O trabalho é, possivelmente, um retrato de Eleonora (Dianora) di Toledo de Medici, sobrinha de Eleonora di Toledo, e mede 12 cm x 16 cm. Agnolo di Cosimo di Mariano (Bronzino) - O anão Morgante Agnolo di Cosimo (17nov1503 - 23nov1572), mais conhecida como Il Bronzino, ou Agnolo Bronzino (tentativas erradas também foram feitas no passado para afirmar que seu nome era Agnolo Tori e até Angelo Allori, um italiano maneirista pintor de Florença. Seu apelido, Bronzino, com toda a probabilidade se refere a sua pele relativamente escura. Bronzino nasceu em Florença, filho de um açougueiro. De acordo com seu contemporâneo Vasari, Bronzino era um aluno de primeiro Raffaellino del Garbo, e depois de Pontormo, a quem foi colocado em 14. Pontormo é pensado para ter introduzido um retrato de Bronzino como uma criança (sentado em um degrau) em uma de sua série sobre José do Egito agora na National Gallery de Londres. Pontormo exercido uma influência dominante no desenvolvimento de Bronzino estilo, e as duas deveriam permanecer colaboradores para a maioria da vida do primeiro. Um dos primeiros exemplos de mão de Bronzino tem sido frequentemente detectado na Capela Capponi, na igreja de Santa Felicita pela Ponte Vecchio, em Florença. Pontormo projetou o interior e executou o retábulo, o magistral Descida da Cruz e do afresco lateral Anunciação. Bronzino, aparentemente, foi atribuído os afrescos sobre a cúpula, que no entanto não ter sobrevivido. Dos quatro empanelled Tondi ou rodelas representando cada um dos evangelistas, dois foram por Vasari disse ter sido pintada por Bronzino. Seu estilo, porém, é tão semelhante ao seu mestre é que os estudiosos ainda debatem as atribuições específicas. Para o fim de sua vida, Bronzino tomou uma parte proeminente nas atividades da florentina Accademia delle Arti del Disegno, da qual ele foi um dos fundadores em 1563. O pintor Alessandro Allori foi seu discípulo favorito e Bronzino estava morando na casa da família Allori no momento da sua morte, em Florença, em 1572. Bronzino passou a maior parte de sua carreira em Florença. Jacopo Carucci(24mai1494 - 02jan1557), geralmente conhecido como Jacopo da Pontormo ou simplesmente Pontormo, foi um italiano maneirista pintor e retratista da escola florentina. Sua obra representa uma profunda estilística mudança da calma perspectivista regularidade que caracterizou a arte do florentino renascentista. Ele é famoso por seu uso de Twining coloca, juntamente com a perspectiva ambígua; suas figuras muitas vezes parecem flutuar em um ambiente incerto, sem interferência de forças da gravidade. Da luneta de Vertumnus e Pomona, 1520-1521

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12