sábado, 17 de março de 2012

Joe Lovano - (imagens: Arte em PENAS)

Merecedor de vários prêmios da revista Down Beat, Lovano foi eleito, pelos leitores da revista, músico de jazz do ano, melhor álbum por Rush Hour e melhor sax tenor em 1995, e é considerado um dos maiores nomes do jazz da atualidade.

Seu pai, Tony “Big T” Lovano, tambem saxofonista, ensinou o filho desde pequeno, sendo também seu incentivador, levando-o para ver os músicos que se apresentavam em sua cidade natal (Cleveland, Ohio), tais como Sonny Stitt, Dizzy Gillespie e James Moody, freqüentando, ainda criança, a cena jazzística local. Na adolescência, maravilha-se com os experimentos de Ornette Coleman e John Coltrane, e outros músicos do free jazz, e decide ir para a conceituada Berklee School of Music, em Boston, onde conhece futuros colaboradores e amigos, como os guitarristas Bill Frisell e John Scofield.

Homem tenor Joe Lovano e Hank Jones Piano Mestre são o Duo Made in Heaven. Henry "Hank" Jones (31jul1918 - 16mai2010) foi um pianista de jazz norte-americano, bandleader, arranjador e compositor. Os críticos e músicos descrito Jones tão eloqüente, lírica e impecável. Em 1989, a National Endowment for the Arts honrou com o Prêmio Mestres Jazz NEA, Ele também foi homenageado em 2003 com a Sociedade Americana de Compositores, Autores e Editores (ASCAP) Jazz Living Legend Award. Em 2008, ele foi condecorado com a Medalha Nacional de Artes. Em 13 de abril de 2009, a Universidade de Hartford apresentou Jones com um grau de Doutor por suas realizações musicais.
Jones gravou mais de 60 álbuns em seu próprio nome, e muitos outros como sideman.


Seu primeiro trabalho profissional ao sair de Berklee foi ao lado do organista Lonnie Smith, que o levou à Nova Iorque para sua estréia em estúdio. Após as gravações, segue em turnê de três anos com a banda de Woody Herman (1976-79), que culminou na apresentação em comemoração aos quarenta anos da orquestra, no Carnegie Hall, contando com a presença de Zoot Sims, Stan Getz e Flip Phillips, entre outros. Ao deixar o “Herman Herd” (rebanho), fixa-se em Nova Iorque, participando de jam sessions ou apresentando-se como freelancer, e logo passou a integrar a orquestra de Mel Lewis, que se apresentava às segundas-feiras no Village Vanguard. Dessa união, que durou de 1980 a 1992, resultaram seis discos.

Lovano gravou também com outros grandes nomes do jazz, como Elvin Jones, Carla Bley, Lee Konitz e Charlie Haden, recebendo maior atenção durante os três anos em que excursionou e gravou ao lado de John Scofield. Nos últimos anos tem experimentado com grandes e pequenas formações, sendo aclamado e premiado em ambas as modalidades.
Fernado Jardim
































Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12