segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Superagudos no Sax II (vídeo aula: Fabrizio D'Alisera)

Publicado na Revista Weril n.º 122

Prosseguindo a exposição iniciada no último encarte (Superagudos no Sax I), já estamos na porta para os agudos. Porém, antes de continuarmos, peço que você releia o texto da edição passada, solicitando ao seu professor ajudá-lo na tarefa de entender a afinação real e relativa. Trata-se de uma matéria complexa, até mesmo para saxofonistas mais experientes. Não existe quase nada escrito sobre isso. Vale então a experiência pessoal de cada professor na hora de falar ou ensinar sobre os superagudos e, principalmente, a concentração do saxofonista na hora dos estudos, para que possa perceber as mudanças sutis que ocorrem na embocadura: velocidade do ar, espaço interno na boca e posicionamento da língua dentro da cavidade bucal. Esses fatores geram os harmônicos e consequentemente os superagudos e os supergraves.

Sax Alto Eagle - Treino de super agudos. Contato para shows, casamentos, festas e eventos: faleisax@ig.com.br - São José dos Campos
Este processo de aprendizado dos harmônicos envolve toda uma parte orgânica: irá mexer com os músculos faciais, o apoio do diafragma, o apoio dos dentes superiores na boquilha e a altura da correia. A correia alta forçará um maior contato entre boquilha e dentes, para que o lábio inferior possa ficar completamente livre e realizar seu trabalho de pressão na palheta, com um maior controle sobre as mudanças no som. O problema em manter a correia baixa é que, além de fazer com que o pescoço dobre, prejudicando o fluxo de ar, ela fecha o ângulo entre boquilha e palheta. Isso devido ao próprio peso do sax, que transfere todo o seu apoio sobre o lábio inferior, atrapalhando todo o trabalho do maxilar sobre a palheta. Isso, nos agudos, é fatal.
Quer um conselho? Levante a correia do sax e você verá que isso facilitará os agudos. Observe os grandes saxofonistas que dominam os superagudos: quase todos usam a correia bem alta. No inicio de meus estudos, quando falhava uma nota aguda, levantava a correia e ela saia. Hoje, tenho um ponto certo para a correia. Ela fica bem mais alta que a posição de correia que a maioria dos saxofonistas usam. Esse detalhe quase nunca é observado no ensino do sax. Todo o trabalho de graves é feito com a mobilidade do maxilar inferior. Repare nos videos do saxofonista Charlie Parker: acelere a imagem e tera uma surpresa! O mestre parece estar mastigando a boquilha.

Na embocadura do saxofone, o maxilar inferior precisa ter grande mobilidade para tocar os agudos (projeção para frente) e para os graves (projeção para trás). Na projeção para tras, é como se você quisesse encostar o queixo na garganta e o nariz na boquilha, o que chamamos de impostação para graves. Diferente do clarinete, que tem o corpo mais cilindrico e mantém sua embocadura mais estável, o sax ê cônico, causando assim variação na embocadura do instrumento, o que assegura suas caracteristicas sonoras (bem mais variáveis), vibrato e afinação. Devemos saber que para tocar nos agudos é preciso manter a coluna de ar sem interrupção e dar velocidade ao ar, a fim de gerar os harmônicos. Muitos músicos interrompem esse processo na hora de fazer o agudo. Vou dar um exemplo para tentarmos visualizar esse procedimento: é como se fôssemos saltar um buraco. Eu venho correndo e, quando chego beira do buraco, tenho a velocidade que irá me impulsionar. Assim, sem hesitar, salto e não caio no buraco. Porém, se eu vier correndo e, ao chegar no buraco, parar, olhar para ele, fechar os olhos em busca de concentração e, com bastante confiança, pular, sera que conseguirei chegar ao outro lado?
Resposta: Não, porque antes tinha um aliado, que era a velocidade com a qual me deslocava. Ao chegar na borda com este impulso, o buraco não era problema. Mas, sem a velocidade, o buraco torna-se um problema, pois não terei impulso suficiente e cairei nele. Isso é grave - "muitos graves".
Não interrompa o som para fazer o agudo, aproveite o impulso (os harmônicos que já estão no ar) e salte para os agudos. Espero que este "Dicas e Técnicas" o auxilie a conseguir êxito em seus estudos de agudos. Para facilitar, preparei uma tabela com as posições que mais utilizo nos agudos. Atenção: as posições nos agudíssimos para o sax alto e tenor são diferentes.
Geralmente, ocorrem entre as posições Fá#, Sol e Sol#, notas de difícil emissão, pois exigem mudanças sutis na embocadura. No inicio, é mais fácil tocar notas mais agudas do que estas mencionadas acima. Agora, é com você.

Fabrizio D'Alisera em vídeo saxophone. First tenor: Produzindo as conotações com o BB baixa sem a key. This oitava é o primeiro passo no mundo do Altissimo no saxofone, porque você começa a usar o larinx e concentrar o fluxo de ar. Certifique-se de prática também utilizando tons baixos B, C e C # dedilhados.

Here I play some arpeggios: Cmaj7,C7,C-7,Cdim. I want to show you how to practice arpeggios in an effective way in order to extend them from the bottom to the top of the saxophone. In these examples I played up to high E and back to the root, low C.Practice exercise in every key to get confident with the altissimo on your instrument.

Fabrizio mostra uma escala cromática C da base para o topo note. Be Altissimo C certo praticar todas as escalas em cada chave.

This tenor é sobre técnicas contemporâneas que podem lhe dar um som mais tenso e áspero e acrescentar mais versatilidade para o seu curso de saxofone timbre. Of rosnando e flexão na faixa de altíssimo é muito divertido.

This tenor é sobre a obtenção de um som, grande ressonância com a entoação de projeção foco e dinâmico em toda a gama da buzina: de baixa até Bb F. Altissimo Aproveite!

3 comentários:

Bhsax disse...

tem como postar,colocar no site a posição dos super agudos do sax escrita?

Bhsax disse...

tem como colocar as posições do super agudos do sax grafadas ou escritas?
quero aprender.

jcNavegador disse...

Marcio Silva (BhSax), segue link de algumas partituras que mantenho arquivado no 4shared:

http://www.4shared.com/dir/awHA9QpV/Partituras.html

Unchained Melody
Midnight Train To Georgia
Promise Me
Nothing Else Matters

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12