segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

István Sándorfi - Húngaro hiper-realista

Em França Étienne Sandorfi, nascido em 12jun1948 em Budapeste - Hungria, falecido 26dez2007 em Paris - França.

Sándorfi começou a desenhar, quando tinha 8 anos aos 12 começou a usar tintas a óleo. Ele recebeu seu diploma em Ecole Nationale Supérieure des Beaux-Arts em Paris e estudou também na Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs. Ele tinha duas filhas; Ange(1974) e Eva(1979).

Na década de 1970 ele começou a usar-se como um modelo, porque não gostava de ser assistido por um estranho, enquanto ele estava trabalhando. Sua primeira exposição foi em uma pequena galeria em Paris, então a primeira grande exposição foi realizada em 1973 o Musée d'Art Moderne de la Ville de Paris. Depois suas obras foram encontrados em diversos museus no exterior, como em Copenhague, Roma, Munique, Bruxelas, Basiléia, Nova York, Los Angeles e em San Francisco.

Em sua pintura ele usou objetos ou movimentos muito estranhos e situações. As cores de sua época 1970-1980 foi o azul, o lilás e suas combinações frias. Na década de 1980 ele fez formas mais femininas e ainda vida. Desde 1988 ele pintou principalmente as mulheres. Sua primeira exposição foi realizada Húngaro em 2006, em Budapeste, e depois em 2007 houve uma exposição em Debrecen. Esta foi a primeira vez que ele voltou para a Hungria, desde que ele deixou o país como uma criança.

Seu pai era diretor da empresa norte-americana, a IBM, na Hungria. Por causa desta associação atuou cinco anos nas prisões stalinistas durante o regime comunista e sua família foi deportada para uma aldeia isolada húngaro. Na época do levante de 1956 a família Sandorfi fugiu do país e tornou-se expatriados, primeiro na Alemanha, depois na França. O mais afetado pela violência da revolução e pela aberração dos sistemas políticos em geral, Istvan refugiou-se em desenho e, em seguida, com a idade de 12, em pintura a óleo. Arte se tornou sua paixão dominante em detrimento de sua escolaridade. Na idade de 17, quando ainda na escola secundária, Sandorfi teve sua primeira exposição individual em uma pequena galeria em Paris. Depois de sua segunda exposição, em 1966, ele desistiu de desenho para se dedicar exclusivamente à pintura.

Em vista da natureza mórbida de pinturas de seu filho e sua falta de sucesso comercial, o pai matriculou Sandorfi na Escola de Belas Artes, onde foi ganhar um diploma, e na Escola de Artes Decorativas. Este, a família pensou, lhe daria um status mais prestigiado do que o de "artista" simples. Aos poucos, ele conseguiu a independência financeira, aceitando, juntamente com a venda ocasional de pinturas, comissões retrato e ilustrações publicitárias. Em 1973 Sandorfi teve sua primeira exposição significativa, no Museu de Arte Moderna de Paris. Exposições foram a seguir, em França, Alemanha, Bélgica e, finalmente, os Estados Unidos. Por cerca de quinze anos, ele pintou uma série de grandes auto-retratos, agressivo e teatral de caráter, que lhe deu uma reputação ambígua com os concessionários e ao público. Foi escrito que ele é pintado como um assassino. Suas pinturas começaram a conhecer o verdadeiro sucesso só a partir de 1988, quando o artista abandonou suas imagens perturbadoras e começou a se concentrar e continuar a desenvolver sua técnica, que ainda está evoluindo.

Preferindo contratos exclusivos, menos por razões financeiras do que para evitar os aspectos administrativos de sua carreira e um ambiente profissional com o qual ele não conseguia identificar, Sandorfi trabalhou com a Galeria Beaubourg 1974-1976, e depois de sete anos com a Galeria Isy Brachot. De 1984 a 1988 seu trabalho foi exibido em várias galerias por um mecenas e colecionador de interessante e, em seguida, manipuladas pela Galeria Prazan-Fitoussi 1990-1993.

De 1994 a 2001, suas pinturas foram representadas exclusivamente pela Kahan Jane Gallery em Nova York. Visceral e auto-didata no trabalho como na vida, Sandorfi tem desde a infância desconfiava "coisas aprendidas" e manteve-se fiel às suas convicções pessoais. Ele prefere pintar à noite, mas a cada dia vai para a cama mais tarde que no dia anterior, vivendo assim em um intervalo de tempo perpétuo, que margem-lo de qualquer vida social. Sandorfi concilia esse isolamento, com seu círculo familiar e sua vida emocional, mantendo assim um equilíbrio delicado e estudou entre sua vida e sua obra.

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12