quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lester Young (1909-1959) - Sax tenor

Homem tímido, sensível e de poucas palavras, Lester Young começou sua carreira musical tocando na banda mambembe de sua família, liderada por seu pai Willis Young. Tocava violino, trompete e percussão, passando finalmente para o sax tenor aos 13 anos de idade.

Nascido no Mississipi e criado em Nova Orleans, Young e sua família excursionavam pelo sul dos Estados Unidos, tendo de fugir muitas vezes da KKK. Cansado das surras do pai e dos freqüentes embates com grupos racistas, Young abandona a familia para tocar o sax tenor. Muda-se para Kansas City, a cidade do momento, e em 1932 junta-se aos Original Blue Devils.

Toca na banda de Count Basie, substituindo Coleman Hawkins, e cerca de um ano mais tarde, após a dissolução dos Blue Devils, entra definitivamente para a banda, participando de sua primeira formação. Lester Young era excêntrico em todos os aspectos - na maneira de tocar, falar, vestir e andar. Tocava o sax inclinado, quase na horizontal, e pendia a cabeça de modo a ajustar a embocadura. Usava um chapéu de feltro achatado e tinha um vocabulário todo próprio.

Gravado: New York City, New York, janeiro de 1944 Pessoal: Lester Young - Tenor Sax Count Basie - Piano Freddie Green - Guitar Rodney Richardson - Baixo Wilson Sombra - Bateria

Uma de suas melhores amigas, por toda vida, foi Billie Holliday, à quem deu o apelido de “Lady Day”, sendo chamado por ela “The President”. Com o tempo o apelido encurtou e pegou: Young era chamado pelos amigos de Pres. Dessa amizade saiu um dos mais felizes casamentos musicais do jazz: o som de seu sax era o acompanhamento perfeito para voz de Billie Holliday.

Em 1944, é recrutado pelo exército, onde é levado à corte marcial e encarcerado por alguns meses por uso de maconha. Quando sai do exército está mudado. Volta a tocar em 1946 e excursiona com o conjunto Jazz at the Philharmonic. Nos começo dos anos 50, seu problema com o álcool se agrava, influenciando sua música, por vezes inconsistente, por vezes extremamente sentimental e profunda. Lester Young foi hospitalizado várias vezes por sua dependência por álcool, antes de morrer em um hotel em Nova York aos 50 anos de idade.

Recorded: New York City, NY, July 15, 1942
Personnel:
Lester Young - Tenor Sax
Nat Cole - Piano
Red Callender - Bass

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12