quinta-feira, 12 de abril de 2012

Paul Cadden - Escocês / Cindy Sherman - Norte Americana e Tomasz Lewandowski - Polonês


Desenhos que podem ser confundidos com fotografias são a especialidade do artista hiperrealista escocês Paul Cadden, que é parte de uma exposição em uma galeria de Londres. Com lápis e papel, Cadden faz desenhos ricos em detalhes e expressões. As imagens estão sendo expostas na galeria londrina Plus One, especializada em hiperrealismo. A exposição engloba 16 artistas hiperrealistas. Mas as obras de Cadden ficarão permanentemente no local, ou até que sejam vendidas - algumas chegam a custar até 5 mil libras, ou quase R$ 15 mil. Na opinião de Cadden, suas obras "intensificam o normal". Segundo o jornal britânico The Daily Mail, o artista leva em torno de três a seis semanas para produzir cada obra. Um porta-voz da galeria disse ao jornal que, à primeira vista, as imagens parecem mesmo com fotografias. "Mas, vendo-as ao vivo, de perto, você percebe que é um desenho. Os detalhes são incríveis."


Paul Cadden - Nascimento: 1964, Glasgow, Escócia Educação: 1982-1986: Print Design e Ilustração, Glasgow College of Building and Printing 2001-2003






Um dos mais famosos retratos da fotógrafa norte-americana Cindy Sherman, pertencente ao Museu de Arte de Akron, em Ohio, será leiloado em maio e pode alcançar um valor inédito para obras da artista, disse a casa Christie's na quinta-feira. O museu há muito tempo aposta em Sherman, cujo trabalho está atualmente atraindo multidões para uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York. "Sem título nº 96", da série Centerfolds, feita por Sherman no começo da década de 1980, irá a leilão em 8 de maio em Nova York. A Christie's deve anunciar a autorização para a venda na sexta-feira. Andrew Massad, especialista em arte contemporânea internacional da Christie's, disse que a obra representa "a apoteose do que Rosalind Krauss (crítica e teórica da arte) chamou de a capacidade de Sherman de destilar uma 'cópia sem original', significando assim arquétipos pictóricos ideais que definem nossa cultura". O grande retrato colorido é considerado um dos mais importantes da seminal série Centerfolds. O Museu de Arte de Akron decidiu vendê-los para poder adquirir outras obras para o seu acervo de arte contemporânea. No ano passado, a Christie's vendeu por US$ 3,89 milhões um outro retrato de Sherman em tamanho quase natural, na qual ela aparece vestida como colegial. Na época, esse foi o preço recorde para uma obra fotográfica, mas o valor já foi superado desde então.




O fotógrafo polonês Tomasz Lewandowski registrou um treinamento de kung fu de monges budistas do famoso templo Shaolin, na China. Momentos de meditação, equílibrio e força foram captados pelas lentes de Lewandowski. Para os budistas, o templo Shaolin é o berço da tradição religiosa Chan, linha que busca cultivar a mente e o espírito através da meditação profunda. O monastério foi fechado durante Revolução Cultural do governo Mao Tsé-Tung. Porém, na década de 80 o templo foi reaberto como um centro de treinamento de Kung Fu e também tornou-se atração turística. Em 2010, o templo entrou na lista de Patrimônios da Humanidade pela Unesco.

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12