terça-feira, 15 de março de 2011

Vincent Willem VAN GOGH

Nasceu em Zundert 30mar1853 — Auvers-sur-Oise 29jul1890,pintor pós-impressionista neerlandês, freqüentemente considerado um dos maiores de todos os tempos. Sua vida foi marcada por fracassos. Ele falhou em todos os aspectos importantes para o seu mundo, em sua época. Foi incapaz de constituir família, custear a própria subsistência ou até mesmo manter contatos sociais. Aos 37 anos, sucumbiu a uma doença mental, suicidando-se. A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição das suas telas em Paris, a 17mar1901. Van Gogh é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX, como por exemplo o expressionismo, o fauvismo e o abstraccionismo. O Museu Van Gogh em Amsterdã é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

Vincent nasceu em Zunderrt, uma cidade próxima a Breda, na província de Brarrabante do Norte, nos Países Baixos (Holanda). Era filho de Theodorus, um pastor da Igreja Reformada Neerlandesa (calvinista), e de Anna Cornelia Carbentus. Recebeu o mesmo nome de seu avô paterno e também daquele que seria o primogênito da família, morto antes mesmo de nascer exatamente um ano antes de seu nascimento. Especula-se que este fato tenha influenciado profundamente certos aspectos de sua personalidade, e que determinadas características de sua pintura (como a utilização de pares de figuras masculinas) tenham sido motivadas por isso. Ao todo, Vincent teve dois irmãos: Theodorus, apelidado de Theo, e Cornelius (Cor); e três irmãs: Elisabeth, Anna e Willemina (Will). Vincent era uma criança séria, quieta e introspectiva. Desenvolveu através dos anos uma grande amizade e forte ligação com seu irmão mais novo, Theo. A vasta correspondência entre Theo e Vincent foi preservada e publicada em 1914, trazendo a público inúmeros detalhes da vida privada do pintor, bem como de sua personalidade. É através destas cartas que se sabe que foi Theo quem suportou financeiramente o irmão durante a maior parte da sua vida. Aos 16 anos, por recomendação de seu tio Vincent (ou Cent), começou a trabalhar para um comerciante de arte estabelecido na Haia, na empresa Goupil & Cie. Quatro anos depois foi transferido para Londres, e depois para Paris. No entanto, Vincent estava cada vez mais interessado em assuntos religiosos, e acabou sendo demitido da galeria. Ele então decidiu retornar à Inglaterra para fazer um trabalho sem remuneração. Durante o Natal, Van Gogh retornou para casa e começou a trabalhar numa livraria. Ele ficou seis meses no novo emprego, onde gastava a maior parte de seu tempo traduzindo a Bíblia. Em 1877 sua família mandou-o para Amsterdã, onde morou com seu tio Jan. Vincent preparou-se para os exames de admissão da Universidade de Teologia com seu tio Johannes Stricker (teólogo), mas fracassou. Mudou-se então para a Bélgica, e novamente fracassou nos estudos da escola Missionária Protestante. Em 1879, ainda na Bélgica, começou um trabalho temporário como missionário em uma comunidade pobre de mineiros.

Seu irmão Theo morreu seis meses depois do falecimento de Vincent, em 25jan1891, em Utrecht. Sua esposa Johanna encarregou-se de levar seu corpo para ser enterrado lado a lado com o de Vincent, em Auvers-sur-Oise, onde ambos estão até hoje.

Van Gogh vendeu uma única tela enquanto vivo, A Vinha Encarnada, por 400 francos. Em 1990, cem anos após sua morte, outra tela sua, Retrato do Dr. Gachet, alcançou o valor de US$ 82,5 milhões, um recorde até então.

A frase atribuída a ele: Meu melhor quadro é aquele que imaginei deitado na cama, através da fumaça do cachimbo e que nunca cheguei a pintar. é na verdade do personagem Cyprien no livro de Joris-Karl Huysmans, En Ménage. Van Gogh cita essa passagem em uma carta a Émile Bernard.

Van Gogh passou sua vida adulta a trabalhar para uma firma de negociantes de arte. Após um breve período como professor, tornou-se um trabalhador missionário em uma região de mineração muito pobre. Ele não embarcar em uma carreira como artista até 1880. Inicialmente, Van Gogh trabalhou apenas com cores sombrias, até que ele encontrou o impressionismo e neo-impressionismo, em Paris. Ele incorporou as suas cores brilhantes e estilo de pintura em um estilo único reconhecido, que foi totalmente desenvolvido durante o tempo em que viveu em Arles, França. Ele produziu mais de 2.000 obras, incluindo cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos e esboços, durante os últimos dez anos de sua vida. A maioria de suas obras mais conhecidas foram produzidas nos dois últimos anos de sua vida, período em que ele cortou parte de sua orelha esquerda, na sequência de uma avaria na sua amizade com Paul Gauguin. Depois disso, ele sofria crises de doenças mentais, o que levou ao suicídio.

A figura central na vida de Van Gogh era seu irmão Theo, que continuamente e abnegadamente pelo apoio financeiro. Sua amizade ao longo da vida está documentada em inúmeras cartas que eles trocaram de agosto 1872 em diante. Van Gogh é um dos pioneiros do que veio a ser conhecido como Expressionismo. Ele teve uma enorme influência sobre a arte do século 20, especialmente na fauves e expressionistas alemães.

Van Gogh desenhava e pintava aquarelas, enquanto ele ia para a escola, apesar de muito poucos destes trabalhos sobreviver, e sua autoria é contestada por muitos afirmavam ser a partir deste período. Quando ele se comprometeu a arte como um adulto (1880), começou no nível elementar, copiando o "Cours de Dessin", editado por Charles Bargue e publicado por Goupil & Cie Em seus dois primeiros anos, ele começou a procurar as comissões, e na primavera de 1882, seu tio, Marinus Cornelis (proprietário de uma galeria de renome da arte contemporânea em Amsterdã) perguntou-lhe para fazer desenhos de Haia; trabalho de Van Gogh não se mostrou à altura das expectativas de seu tio. Apesar disso, o tio Cor (ou "CM", como era referido pelos seus sobrinhos) ofereceu uma segunda comissão, especificando o assunto em detalhes, mas ele foi mais uma vez decepcionado com o resultado.

No entanto, Van Gogh perseverou em seu trabalho. Ele melhorou a iluminação de seu ateliê (estúdio), instalando persianas variável, e experimentou com uma variedade de materiais de desenho. Por mais de um ano, ele trabalhou duro para estudos individuais, figuras altamente elaborada em "preto e branco", que na época ele ganhou apenas críticas. Atualmente eles são apreciados como suas obras-primas em primeiro lugar. Na primavera de 1883, ele embarcou em composições figura múltipla, baseado nos desenhos. Ele tinha alguns deles fotografado, mas quando seu irmão comentou que faltava vivacidade e frescor, Vincent destruiu e transformou a pintura a óleo. Já no Outono de 1882, Theo havia permitido que ele fizesse suas primeiras pinturas, mas a quantidade poderia suprir Theo foi logo passou. Então, na primavera de 1883, Vincent virou-se para renomados artistas como Escola de Haia Weissenbruch e Blommers, e recebeu apoio técnico a partir deles, bem como de pintores como De Bock e Van der Weele, ambos artistas da Escola de Haia, a segunda geração. Quando mudou-se para Nuenen, após o intermezzo em Drenthe, ele começou a várias pinturas de grandes dimensões, mas ele destruiu a maior parte deles se. Os Comedores de Batata e peças de sua companheira, a antiga torre no cemitério Nuenen e The Cottage, são os únicos que sobreviveram. Após uma visita ao Rijksmuseum de Amesterdão, Vincent estava consciente de que muitas falhas de suas pinturas foram devido à falta de experiência técnica. Então ele foi para Antuérpia, e mais tarde a Paris para melhorar a sua habilidade técnica.

Cena do filme "Vincent & Theo". Em 23dez1888, após a saída de Gauguin, van Gogh o segue e o surpreende com uma navalha aberta. Gauguin se assusta e decide pernoitar em uma pensão. Transtornado e com remorso pelo feito, Vincent corta um pedaço de sua orelha, que embrulha e leva, como presente, a uma prostituta chamada Rachel. Vincent retorna à sua casa e deita-se para dormir como se nada acontecera. A polícia é avisada e encontra-o sem sentidos e ensanguentado. O artista é encaminhado ao hospital da cidade.

Link para arquivo digital das imagens obras do artista:
http://www.4shared.com/file/P30uRY2F/Van_Gogh.html

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12