terça-feira, 15 de março de 2011

Raffaello (Rafael) Sanzio da Urbino - PARNASO

Nasceu dia 06abr1483 em Urbino - 06abr1520(37 anos)Roma, Pintor. Movimento artístico - Alta Renascença, Influenciado Giulio Romano e Nicolas Poussin.

Provavelmente, um aluno de seu pai, Giovanni Santi, e mais tarde por Perugino, logo se estabeleceu como um dos mais renomados artistas, apesar da sua tenra idade. Urbino estava naquele momento a uma verdadeira escola de pintura, que influenciou profundamente o artista, de modo que podemos dizer sempre trazem consigo os traços da atmosfera criada naquele lugar, cheio de atmosfera e emoção de seiva criativa. De seus primeiros anos são para lembrar o "Sonho do Cavaleiro, em Londres," a bandeira da cidade de Castello, a tabela foi perdida com a Coroação de São Nicolau de Tolentino, a ressurreição "do museu de São Paulo, "e, por volta de 1503, a" Coroação da Virgem "(conservados no Museu do Vaticano) e" Crucificação "da National Gallery. Nestas obras, há ainda as influências da pintura típica da Úmbria, de Perugino e Pinturicchio, embora denotando um afastamento dos motivos já demasiado decorativas dos professores a lutar por uma maior coerência na construção de figuras de plástico.

Primeira grande exemplo desse conceito de construção é o "Casamento da Virgem" (agora na Pinacoteca di Brera, em Milão), de 1504, na qual o valor da cor de fundo e arquitetura de composição mostra a mão de um artista já profundamente capaz. No final de 1504, Rafael foi a Florença, com a intenção declarada de estudar as obras de Leonardo Da Vinci, Michelangelo e Fra Bartolomeo. Sua evolução artística durante a estada em Florença pode ser rastreada através do exame dos numerosos quadros sobre o tema da Madona eo Menino. Ainda inspirado pela umbra é a "Madonna del Granduca" e alguns testes subseqüentes mostrando a influência de Leonardo (como "La belle jardineira" ou a "Madona do Pintassilgo").

O estudo da obra de Michelangelo However, é particularmente evidente no chamado "Bridgewater Madonna" (preservado na National Gallery em Edimburgo). A última pintura feita em Florença, a Madonna "da copa, foi deixada inacabada por causa da partida do artista para Roma. Aqui foi adjudicado o contrato para pintar algumas paredes da Stanza della Assinatura. No tecto pintado em redondo e retangular, seções alternadas Teologia, Pecado Original, da Justiça, O Julgamento de Salomão, PhilosophyThe contemplação do Universo, Poesia, Apolo e Mársias. Após estas obras, o artista criou em 1511 o Vaticano Stanze outra pintura decorativa na sala disse que a cena da expulsão de Heliodoro Heliodoro, o milagre da Missa de Bolsena, a liberação de S. Pedro e quatro episódios do Antigo Testamento. Em simultâneo com estas obras do período romano, é considerada chocante e interessante coleção de retratos e cenas religiosas e outras imagens de personagens famosos e desconhecidos.
Em 1514, após a morte de Bramante, que tinha concebido de São Pedro, o Papa nomeou-o responsável pelos cuidados da obra para a construção de São Pedro também está trabalhando na implementação das lojas do prédio do Vaticano no pátio de São Damasco. Sua atitude para com esta arquitetura é muitas vezes ofuscado, mas na realidade é uma parte fundamental do gênio do século XVI. Não só isso, de fato, fez a Capela Chigi, em Santa Maria del Popolo, mas também projetou a fachada de San Lorenzo e do Palazzo Pandolfini em Florença. Neste campo, mantendo a harmonia abstrata de composição típica de seus quadros, é sempre muito influenciado pelo estilo de Bramante.
Além de todas estas obras universalmente conhecidas, Raffaello pintou muitos quadros. Entre os retratos, um gênero em que se destacou pelo extremo realismo da representação e da capacidade de introspecção psicológica, é uma reminiscência de Júlio II e Leão X com dois cardeais. Entre as outras pinturas de temas religiosos devem ter pelo menos lembrar a "Transfiguração", deixada inacabada por sua morte e concluída por Giulio Romano, na parte inferior. A tela será um modelo importante para os pintores do século XVII, particularmente Caravaggio e Rubens.

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12