quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Jacek Yerka


Pintor Jacek Yerka nasceu em uma pequena cidade no norte da Polônia, em 1950. Seus anos de desenvolvimento foram gastas jogando no meio da arquitetura maravilhosamente preservados da Europa medieval, como sua cidade natal foi poupado de grande parte do atentado que a Polónia assediado durante a guerra. É neste ambiente de tijolos marrom-avermelhada que logo chama a atenção para as obras de Bosch e Brueghel, cuja paleta partes Yerka. Estudou arte na Universidade, antes de se rebelar contra a tendência a pintar com menos atenção ao realismo e detalhe. Em vez disso, ele encontrou sua formação estudando as obras dos mestres da Europa do Norte como o Eycks Van, Dierk Bouts, Robert Campin, Bosch, e surrealistas, como Magritte.

"Eu fiz a minha primeira pintura da minha vida um ano antes de ir para a faculdade, onde eu comecei a estudar os gráficos. Meus instrutores sempre tentou me a pintar em um estilo mais contemporâneo abstrato, a AMD se afastar do meu fascínio com realismo. Vi esta como uma tentativa de abafar o meu próprio estilo criativo e se recusou a entrar na linha. Eventualmente, meus professores cedeu."

Suas pinturas(acrílicos sobre tela) estão repletos de imagens da infância do artista, uma das mais fortemente influenciado pelo ambiente de sua casa durante a década de 1950, e cozinha de sua avó, onde ele passou boa parte de seu tempo.bestas pouco estranho, e as paisagens maravilhosamente extravagante são as principais características das obras.

"Para mim, os anos 1950 foram uma espécie de Idade de Ouro. Estes foram os anos felizes da minha infância, cheio de admiração no mundo ao meu redor. Ela se reflete em todo o meu trabalho em construções, móveis e bugigangas várias pré-guerra. Se eu fosse, por exemplo, para pintar um computador, ele iria ter uma estética pré-guerra a ele."

Seu trabalho tem sido exibido na Polônia, Alemanha, Mônaco, França e Estados Unidos. Suas obras também pendurar em museus de arte polonesa. Seus dois livros a cores, arte Mind Campos e A Arte Fantástica de Jacek Yerka são publicados por Morpheus.









Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12