quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Chris Jordan - arte com sucata



Quando o artista Chris Jordan começou a primeira palestra de 2008 TASTE3 conferência, o público estava animado, envolvidos e dispostos a aprender. Mas, com seu primeiro alguns slides - sacos de papel, copos plásticos, garrafas de água - eles começaram a se contorcer um pouco, como Jordan mostrou como as ações individuais cotidianas como beber uma garrafa de água ou comprar mantimentos criar quantidades quase inconcebíveis de resíduos e os danos ambientais, quando consideradas em uma escala nacional.

Para a sua série "Running the Numbers", Jordan criou digital foto-mosaicos que ilustram algumas realidades desagradáveis do mundo industrializado. Através de que deve ser cuidadosa manipulação digital, Jordânia estabelece uma vista infinita de garrafas de plástico (2 milhões usados a cada 5 minutos), constrói um labirinto de copos de plástico (1 milhão de usados em vôos em todo o mundo a cada 6 horas), e cresce uma floresta de sacos de papel marrom de supermercado (1,4 milhões utilizados em os EUA a cada hora). Embora muito do seu trabalho é sobre os resíduos, ele também olha para outros temas como abuso de drogas, a violência armada, e os retalhamento da Constituição.

À distância, ele disse, o consumo parece estar indo bem - nós temos muitas coisas boas. Mas cavar um pouco para os detalhes, e parece muito pior. Tome telefones celulares, por exemplo. Para criar um, precisamos de minerais como o coltan. A mineração de coltan causas da destruição ambiental, a exploração humana e da guerra, principalmente na África. Eliminação de mais de 400 mil celulares que são aposentados todos os dias nos Estados Unidos é outro desafio, como a maioria dos aparelhos contêm materiais tóxicos que podem contaminar a água subterrânea ou criar produtos químicos tóxicos quando queimado. (Em 2001, artigo na New York Times Magazine descreve alguns dos problemas em torno de coltan, um outra edição explica o que acontece com os telefones celulares "aposentados").

A realidade por trás das estatísticas abstratas como "2,3 milhões de americanos atualmente preso" pode ser difícil de compreender. Jordan se esforça para nos ajudar a realmente ver essas quantidades. Em outras palavras, ele leva números inerte e investe-los com sentimento. Se os problemas têm um peso emocional, Jordan disse que, talvez possamos mudar o nosso comportamento menciona que vem lutando para a visualização do consumo de petróleo da América porque a quantidade é tão grande, e que os "números estão além da capacidade da nossa mente realmente a experiência." Mesmo em uma base diária, a quantidade é impressionante: a Energy Information Administration relatórios que os Estados Unidos utilizam cerca de 800 milhões de litros de petróleo por dia.

Quando eu penso grande quantidades cerca de fluidos, uma imagem que salta à minha mente é notável pintura Igreja Frederic das Cataratas do Niágara, no Corcoran Gallery em Washington, DC Corrente em quase 750 mil litros por segundo (a vazão mínima exigida por um tratado EUA-Canadá durante a alta temporada, de acordo com Niagara Parks), leva apenas 17 minutos para 800 milhões de galões de passar sobre as quedas.




Link para arquivo PPT com imagens de suas obras:
http://www.4shared.com/document/0HsVl0v8/Chris_Jordan.html

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12