terça-feira, 12 de maio de 2009

Tudo azul, tudo bem com você?


Tudo azul? Ou melhor, tudo bem? É com a cor do céu nos dias ensolarados que o brasileiro identifica a felicidade de um dia bom e alegre. Aqui, 'estar tudo azul' equivale àqueles dias mais para cima, quando tudo corre perfeitamente bem.

A idéia decorre de que o céu é um dos indicadores da cor azul e nos países quentes está associado ao céu quase anil das paisagens tropicais. Já nos países frios, é induzido pelo brando azulado do gelo, da neve e da água do mar, carregando efeitos um pouco mais depressivos, especialmente nos tons acinzentados. Não é à toa que o Blues seja uma música de lamentos.

Nas passagens de alguns filmes norte-americanos, a passagem 'I don't want to feel blue' é uma referência clara à tristeza, onde o 'sentir-se azul', refere-se a um estado de solidão ou de vazio. O azul estimula a lealdade e expressa o verdadeiro, compreendendo um certo arquétipo de que os nobres da antiguidade eram os guardiões do saber.

Diferenças continentais à parte, a cor azul carrega os aspectos do céu, aspectos celestiais, estando o azul celeste muito presente nos santos da igreja católica, incluindo o manto da Virgem Maria. É tida como uma cor espiritual, com propriedades de pureza, simplicidade e frescor.

Muito perceptiva, favorece as atividades meditativas e a contemplação do azul-celeste traz relaxamento ao sistema nervoso central. Uma cor que pode, ainda, ser sedativa e curativa, diminuindo a pressão arterial. Uma de suas especialidades é auxiliar na tomada de decisões, quando sobrepõe o racional ao emocional. Além de ser revitalizante, é fresca e acalma, reduzindo o estresse e proporcionando o sono. Por outro lado, não é positiva para o aprendizado, porque sua exposição prolongada provoca indiferença e retração.

Em ambientes residenciais e de descanso, propicia a paz e a calma. No teto, é celestial, frio, intangível, pesado e opressivo, se for escuro. Na parede, continua a frieza e distância, ainda aprofundado os espaços, quando escurecido. Nos pisos e em nuances claras, inspira movimentos sem esforço.

O azul não é indicado para alimentos, porque representa o veneno, contudo é bebível e faz muito sucesso nas bebidas. Nos tons claros e brilhantes, é sempre uma cor jovem, limpa, saudável e esportiva. Sua associação ao violeta cria impressões de assepsia e limpeza.

Por Harlley Alves

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12