terça-feira, 12 de maio de 2009

Conhecimento da cor é uma exigência cada vez maior no comércio de tintas


Trabalhar com estratégias de marketing é positivo para qualquer comércio e, quando as tintas são assunto, a alma do negócio é feita com as cores. Há muito tempo o consumidor manifesta o desejo de personalizar sua pintura. Os sistemas tintométricos vieram para atender os desejos de uma casa com o jeito e maneira do comprador.

Aos poucos, o conservadorismo cede lugar à criatividade e as cores vão sendo cada vez mais fixadas com o uso das tintas. Por outro lado, ainda existe certa insegurança na hora de definir qual tom será escolhido para cada cômodo.

Percebendo a vontade do cliente de colorir sua casa, paralela ao receio de errar na definição dos tons, algumas empresas passaram a treinar seus funcionários para que indiquem as melhores aplicações da cor e das tintas.

A preocupação em melhorar o atendimento e as orientações sobre as cores levou a Plus Advance a treinar seus promotores para a harmonização de ambientes. A empresa realiza merchandising e promove os produtos da Tintas Coral nos home centers. Para atender às exigências do consumidor, treinou seus aplicadores de tintas e promotores de merchandising.

"Percebemos que, quando o cliente pergunta 'qual cor combina com o quê', existe uma série de outras dúvidas escondidas", pontua a analista de treinamento da empresa, Fabiana Sekigushi. Ele quer ajuda em relação a fatores subjetivos, como por exemplo se a tonalidade que ele gosta vai combinar com o piso ou com os outros detalhes de sua decoração.

Segundo Fabiana, os questionamentos começam logo na escolha da tinta, ao definir qual produto será reservado para os lados externo e interno. Ela comenta que os pedidos do consumidor centram a área de harmonia de ambientes. Eles querem saber quais as cores que esquentam, esfriam, aproximam ou expandem um ambiente.

Quanto mais completo for o atendimento do vendedor, mais facilitada é a venda, daí a importância das noções sobre cor. A analista comenta que alguns clientes chegam a levar o piso que compraram para que o promotor ajude na seleção dos produtos.

Para Fabiana a cor é fundamental no trabalho de venda das tintas. Diz que a necessidade de orientações foi um fator detectado no consumidor, que decidiu explorar os valores psicológicos das cores. Assim, os promotores indicam as cores mais adequadas para quartos, cozinha e sala de estar.

É um uso da cor ligado aos aspectos de decoração, que também ajuda a diferenciar os espaços. Assim, em uma loja de perfumes ou de roupas, há um tipo de decoração e de nuances. 'Numa sala de estar ou de visitas, você tem um tipo de ambiente, onde cores mais aconchegantes podem ser trabalhadas. E é isso que o cliente agora quer saber', observa a profissional.

Harlley Alves

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