terça-feira, 12 de maio de 2009

As cores da harmonia e do relaxamento em contraponto à folia do Carnaval


Carnaval, alegria e agitação. Dias de folia, de esquecer dos problemas e curtir a vida. Pular, dançar, “ficar”, brincar até a exaustão, sem compromissos. Esta é a idéia que vale neste período para muita gente no Brasil e também em outras partes do mundo.

Uma igual quantidade de pessoas, por outro lado, prefere sombra e água fresca, aproveitando o período do Carnaval para buscar autoconhecimento e harmonia. Aliás, uma pesquisa recente aponta que mais da metade dos brasileiros prefere fugir do agito do Carnaval. De todo modo, tanto na farra como no sossego, as cores continuam interferindo nos estados de espírito das pessoas.

Atualmente, a sensação que se tem é que estamos sempre atrasados. O dia parece ter apenas doze horas, as decisões têm que ser rápidas. As informações são diárias e as exigências, múltiplas. Palestras, cursos, visitas técnicas... malhação, filhos, clientes... haja fôlego!

Como fazer para obter equilíbrio e bem-estar, sem abrir mão do conforto e praticidade? Algumas dicas simples ajudam:

- Manter o pensamento positivo
- Aproveitar as oportunidades
- Perdoar
- Viver o momento presente
- Ter gratidão por tudo
- Entender que somos 100% responsáveis pela nossa vida

Estas dicas também são a base do Feng Shui, uma técnica chinesa de harmonização de ambientes com a finalidade de promover a correta circulação de energia vital em nossas vidas, usando o bom senso. Uma maneira bem simples e eficiente de aplicar a técnica é através das cores.

As cores do Feng Shui podem ser aplicadas em áreas externas, onde as pessoas se reúnem para reuniões íntimas em família, com amigos ou até para compromissos de negócios em tom informal, como num gazebo. Ideal para os momentos de relaxamento, encontro com a criança interior, meditação. Quem sabe, até ser o ponto de partida para uma transformação... uma virada de 180 graus!

Um jardim deve encantar, provocar sensações e estimular a imaginação. Um jardim bem planejado tem clima de sedução, cativa as pessoas, possui aromas, conta histórias. O privilégio de viver ou trabalhar nas proximidades de áreas verdes traz como vantagens:

- maior quantidade de íons negativos presentes no ar
- relaxamento
- diminuição de estresse
- ar mais puro
- melhoria da qualidade de vida
- menor índice de violência
- melhor comunicação entre as pessoas
- paz
- tranqüilidade
- equilíbrio

Algumas plantas que purificam ambientes fechados:

- Aloe Vera (babosa)
- Filodendro
- Crisântemo
- Margarida
- Hera inglesa
- Lírio
- Singônio

As cores têm poder. Humanizam, estimulam, afastam e curam. Incentivam a criatividade e a intuição. Pode-se obter um melhor equilíbrio energético simplesmente usando objetos ou roupas das cores que faltam no nome. Para locais de permanência prolongada, as cores exercem uma influência maior:

• Amarelo – cor do sol, da luz, sensação de riqueza, alegria, aconchego. Estimula apetite, intelecto, otimismo e criatividade.

• Azul – Purificante, calmante, estimula paciência e a busca da verdade interior. Essa cor deve ser evitada por pessoas com tendência à depressão.

• Branco – Lembra paz e purificação, altamente estimulante, sensação de limpeza, frieza e claridade. Em um ambiente todo branco perde-se a noção de espaço.

• Cinza – Associado ao medo e à depressão. Evite usar em paredes.

• Laranja – Cor extremamente energética, ativa a intuição e bem-estar. Estimula a alegria e apetite. Convida ao autoconhecimento. Cor de cura universal.

• Lilás – Cor da espiritualidade, ativa a intuição. Não usá-la em excesso. Os homens, em geral, não simpatizam com esta cor em dormitórios.

• Preto – Evite esta cor em paredes. O uso em detalhes é sofisticado, demonstra classe, tem peso grande numa ambientação.

• Rosa – Relaxa e estimula o amor e o carinho.

• Verde – Associado à saúde e à cura. Equilibrado, refrescante, purificador. Remete à esperança.

• Vermelho – Interessante se usado em detalhes, pois é estimulante. Sensação de sucesso, força, aproxima as pessoas.

Simbologia das cores no paisagismo

• Amarelo, laranja e vermelho transmitem segurança e firmeza, sensação de calor ao ambiente.

• Azul, verde ou amarelo esverdeado remetem à tranqüilidade, paz, proteção e intimidade.

• Cores claras como amarelo, lilás, laranja claro e amarelo esverdeado dão leveza e suavidade.

• Roxo, azul escuro, verde escuro ou vermelho têm grande peso visual.

Para que o Feng Shui funcione, é necessário que 50% seja responsabilidade das cores, iluminação, plantas, disposição de mobiliário e objetos decorativos. A outra metade, depende da energia do usuário do local. Procurar o próprio autoconhecimento pode ser o início da busca da felicidade.

Mon Liu é designer de interiores e paisagista. Fone: (11) 3021-1015. E-mail: monliu@uol.com.br

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12