terça-feira, 12 de maio de 2009

A Cor no Processo Criativo


A Cor no Processo Criativo é o título do livro da arquiteta e urbanista Lilian Ried Miller Barros, lançado pela Editora Senac São Paulo. Fruto de uma tese de mestrado desenvolvida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), o livro faz uma análise sobre a Bauhaus – escola alemã de design e uma das mais respeitadas no mundo, que revolucionou o ensino das artes.

No livro, a autora assinala que a cor é um fenômeno que exerce fascínio e desperta interesse, atração e deslumbramento nas pessoas. Quem trabalha com fotografia, arte, cenografia ou qualquer área da comunicação visual conhece a sua importância no processo de criação.

Para mostrar que o estudo das cores vai além das abordagens intuitivas ou místicas que normalmente encontramos nas livrarias, Lilian Ried Miller Barros escreveu um livro que enfoca a percepção visual e a interpretação criativa, fazendo uma análise das teorias da cor na Bauhaus e da doutrina de Goethe. A pesquisa, inédita no Brasil, também demonstra a influência dos sentimentos humanos na escolha dos tons e combinações.

A autora reúne o pensamento de artistas que contribuíram com visões inovadoras ao ensino da cor na Bauhaus como Paul Klee, Josef Albers, Johannes Itten e Wassily Kandinsky, mostrando suas reflexões e teorias da criação, que entendem as formas e as cores como símbolos universais de comunicação.

Os mestres da Bauhaus uniram os estudos da percepção visual das cores às questões subjetivas, que mais tarde seriam exploradas pela psicologia, e desenvolveram em seus cursos técnicas de libertação criativa. Para facilitar a assimilação das suas teorias, o livro é repleto de ilustrações, muitas delas inéditas.

A obra também aborda a questão fisiológica da percepção das cores, ou seja, como o nosso órgão visual capta os sinais luminosos e distingue as cores. Segundo a autora, a sensação visual da cor é o resultado de diversos fatores, desde as compensações dos contrastes que já ocorrem na própria retina até as suas relações com as formas e com as nossas associações psicológicas.

Completando, no último capítulo, o livro investiga a Doutrina das Cores, de Johann Wolfgang Von Goethe, que abriu as portas para o conhecimento das cores no século 19 e serviu como base para os mestres da Bauhaus e outros estudos que se seguiram. Goethe foi o primeiro a entender as cores como um fenômeno fisiológico e psicológico e não apenas físico como proposto anteriormente por Isaac Newton.

“Toda essa pesquisa sobre a Bauhaus e a doutrina de Goethe nos faz entender a amplitude de possibilidades interativas das cores e a necessidade de pensar formas e contrastes em conjunto. Nos faz descartar a idéia de receitas prontas de harmonia cromática e nos encoraja a explorar as cores de forma mais abrangente e criativa”, afirma a arquiteta.

Sobre a autora

Lilian Ried Miller Barros é arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Dedica-se a pesquisa acadêmica desde 1996. No início de sua carreira profissional, voltou-se para o projeto de edificações e design de interiores. Hoje, divide suas atividades entre o design gráfico digital, a pintura, a consultoria em cores e a educação.

Recentemente fundou o Universo da Cor – Centro de Estudos e Pesquisas sobre Cores (www.universodacor.com.br), em São Paulo, onde ministra seus cursos e onde o livro pode ser adquirido.

Serviço:
Titulo: A Cor no Processo Criativo
Autora: Lilian Ried Miller Barros
Editora: Senac São Paulo
Preço sugerido: R$ 70,00
Número de Páginas: 356

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12