sábado, 6 de setembro de 2008

Mario Enrique González "Marlez"



OBSERVANDO A VIDA

O artista plástico Marlez mora na cidade de Marília, onde desenvolve seus personagens, homens e mulheres em típicas cenas brasileiras. Ao retratá-los cria um universo pictórico impregnado de cores, luz e magia.



As cores do povo

A observação do povo é o ponto de partida do artista plástico Marlez. Sua pintura tem na cor o principal diferencial. Por isso, chamam a atenção de longe e conquistam logo no primeiro olhar. Mais de perto, observa-se como constrói as camadas para gerar uma sensação de cumplicidade com o fruidor.

Os fundos de suas telas são responsáveis pelo estabelecimento de ritmos. Mais geométricos quando retrata palhaços e mais dinâmicos, com ondulações, quando desenvolve assuntos como os pescadores, ele se insere em toda uma linhagem de artistas latino-americanos que enfatizam os pés descalços e as mãos volumosas.

Marlez apresenta ainda uma série de figuras sentadas que merece destaque. São os mais variados personagens, homens e mulheres, largados em banquinhos. De pernas abertas, com avantajados membros inferiores, não caem no risco de uma estaticidade hierática graças ao uso de transparências e veladuras.

O constante trabalho com formas femininas decorre da fascinação com o assunto da certeza da simbologia que a cerca, seja como mãe, esposa ou guardiã da vida. Por isso, aparece muitas vezes associada à cerâmica, também um elemento vinculado à terra e ao guardar e preservar alimentos.

Peixes, pelas composições que permitem, e frutas, pela riqueza de suas formas, são outros elementos que Marlez leva para as suas telas. Em ambos os casos, ele mantém a paixão pelo popular, criando uma linguagem pictórica que se comunica com o público pela técnica de criar visões coloridas e pessoais da realidade circundante.

Mario Enrique González "Marlez", nasceu em Mina Aguilar, na província de Jujuy no ano de 1959. Desde pequeno viveu em Buenos Aires onde realizou seus estudos primários e secundário. No ano de 1979 se embarco para Europa, onde imediatamente se põe em contato com a arte. Depois de uma experiência muito importante no atelier de um grande artista latino-americano residente na Europa, Pedro Portugal, se sentiu influenciado pelas cores e formas de sua arte. Depois de um ano de experiência no atelier de Pedro Portugal na França, começou na pintura, cerâmica e escultura, transformando-se em autodidata.

Aos 29 anos se radica no interior de São Paulo, Brasil, dedicando-se exclusivamente a criar e dar vida a suas pinturas. Atualmente, depois de 10 anos, dá aulas de escultura e pintura no seu atelier no Brasil, apresentando exposições em distintas partes do Brasil. Hoje apresenta sua primeira exposição na Argentina, no Hotel Pan-americano, nos dias 22, 23 e 24 de setembro. Foi convidado a realizar uma exposição de grande importância para sua carreira, na Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, Marília, estado de São Paulo, a partir de 15 de Novembro, até 30 de Novembro de 1999.

armarlez@yahoo.com.br
mariomarlez@artdecore.net
Fone/Cel: (14) 3432-2640 / 9671-7564

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12