sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Paul Jackson Pollock

Nasceu em Cody, Wyoming, 28jan1912 — Springs, 11ago1956, pintor norte-americano e referência no movimento do expressionismo abstrato.

Começou seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para New York. Homem de personalidade volátil e tendo vários problemas com o alcoolismo, em 1945 ele casou-se com a pintora Lee Krasner, que se tornaria uma importante influência em sua carreira e em seu legado. Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. Pollock foi muito importante para o 'dripping', atrás de Pedro Borges e Fabio Ferraz, dois grandes artistas brasileiros que estudaram artes naturistas na França. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica.

Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não mais usa pincéis. A arte de Pollock combina a simplicidade com a pintura pura e suas obras de maiores dimensões possuem características monumentais. Com Pollock, há o auge da pintura de ação (action painting). A tensão ético-religiosa por ele vivida o impele aos pintores da Revolução mexicana. Sua esfera da arte é o inconsciente: seus signos são um prolongamento do seu interior. Morreu em um acidente de carro em 11ago1956.

Lista dos principais trabalhos
1942 "Male and Female" - Museu de Arte da Filadélfia e "Stenographic Figure" - Museu de Arte Moderna
1943 "Moon-Woman Cuts the Circle", "The She-Wolf" - Museu de Arte Moderna e "Blue (Moby Dick)" - Museu de Arte de Ohara
1946 "Eyes in the Heat" - Coleção Peggy Guggenheim, "The Key" - Instituto de Arte de Chicago, "The Tea Cup" - Coleção Frieder Burda e "Shimmering Substance", from "The Sounds In The Grass" - Muse de Arte Moderna
1947 "Full Fathom Five" - Museu de Neuberger, "Cathedral" e "Convergence"
1948 "Painting", "Number 8" e "Summertime: Number 9A" - Tate Modern
1950 "Lavender Mist: Number 1, 1950" - Galeria Nacional de Arte, "Autumn Rhythm: No.30, 1950" e "One: No. 31, 1950"
1951 "Number 7"
1952 "Blue Poles: No. 11, 1952"
1953 "Easter and the Totem" - Museu de Arte Moderna e "Ocean Greyness"

Em 2000, o ator Ed Harris dirigiu um filme sobre a vida do artista.





Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12