domingo, 13 de maio de 2007

SÓCRATES



Marco inicial da filosofia ocidental. Viveu, aproximadamente, no período de 430-399 a.C. É certo que, antes dele, outros pensadores começaram a discutir sobre questões que fugiam do senso comum.

Sócrates foi um bom exemplo de educador público, que participou ativamente da vida em Atenas onde ensinava e aprendia com seus discípulos. Procurou esclarecer que as opiniões não são verdades absolutas, pois não resistem ao diálogo crítico.

Para ele, somos ingênuos em pensar que sabemos algo definitivamente, por isso é preciso usar a própria razão para clarear a ignorância e descobrir um novo saber.

Para isso, criou um método de interrogação, chamado de “maiêutica”, em que questiona o discípulo sobre algo que pensa conhecer, conduzindo-o a uma contradição e ao reconhecimento da própria ignorância: “Só sei que nada sei”. Sócrates, o pai da filosofia, como ficou conhecido, levou até as últimas conseqüências suas convicções.

Tudo que sabemos sobre sua vida foi descrito por Xenofonte, e conhecemos seu pensamento filosófico através dos diálogos de Platão – Apologia de Sócrates e Fédon.

PENSAMENTOS ATRIBUÍDOS A SÓCRATES:

“Conheça-te a ti mesmo.”
“Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.”
“Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.”
“Aquele a quem a palavra não educar, também o pau não educará.”
“Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.”
“A maneira mais fácil e mais segura de vivermos honradamente, consiste em sermos, na realidade, o que parecemos ser.”
“O verdadeiro conhecimento vem de dentro.”
“Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo.”
“O mais sábio é aquele que sabe que não sabe.”
"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa."

Se quiser saber mais sobre Sócrates:

DURANT, Will. História da Filosofia; a vida e as Idéias dos Grandes Filósofos. São Paulo: Nacional, 1926.

PADOVANI, Umberto e CASTAGNOLA, Luís. História da Filosofia. 10. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1974.

PLATÃO. Apologia de Sócrates. São Paulo: Abril Cultural, 1999. Coleção Os Pensadores

VERGEZ, André e HUISMAN, Denis. História da Filosofia Ilustrada pelos Textos. 4. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1980.

http://www.mundodosfilosofos.com.br/socrates1.htm



NA ANTÍGA GRÉCIA, SÓCRATES, FOI FAMOSO POR SUA SABEDORIA E PELO GRANDE RESPEITO QUE PROFESSAVA A TODOS.

UM DIA, UM CONHECIDO SE ENCONTROU COM O GRANDE FILÓSOFO, E LHE DISSE:

- Sabe o que escutei sobre teu amigo?

Espera um minuto, replicou Sócrates. Antes que me diga qualquer coisa, quero que passes por um pequeno exame. Eu o chamo de exame do triplo filtro.

- Triplo filtro? , perguntou o outro.

- Correto, continuou Sócrates.

Antes de que me fale sobre meu amigo, pode ser uma boa idéia filtrar três vezes o que vai dizer. É por isso que o chamo de "Exame do triplo filtro"



O primeiro filtro é a VERDADE.

Está absolutamente seguro de que o que vai me dizer é certo?

- Não, disse o homem, realmente só escutei sobre isso e...

- Bem, disse Sócrates, então você realmente não sabe se é certo ou não.



Agora me permita aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE.
É algo bom o que vai me dizer de meu amigo?

- Não, pelo contrário…

- Então, deseja me dizer algo ruim dele, porém não está seguro de que seja certo.



Mesmo que agora eu quizesse escutá-lo, ainda não poderia, pois falta um filtro, o filtro da UTILIDADE.

Me servirá de algo, saber o que você vai me dizer do meu amigo?

- Não, na verdade não.



Bem, concluiu Sócrates.

Se o que desejas me dizer não é certo, nem bom e tão-pouco me será útil, porque eu iria querer saber?

Use este triplo filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns de seus amigos próximos e queridos.

A amizade é algo inviolável.

Nunca perca um amigo por algum mal entendido ou comentário sem fundamento.


Cada minuto é uma eternidade porque a eternidade pode ser experimentada nesse minuto.

Cada dia, hora ou minuto é uma janela através da qual você pode ver a eternidade.

A vida é breve e, entretanto, sem fim.

A alma é eterna, mas na curta estação desta vida você deve colher o máximo da imortalidade.

Paramahansa Yogananda

Um comentário:

Anônimo disse...

Hi

Dr Joe Vitale did the Foreword to my book "The Titus Concept Money For My Best and Highest Good" and Dr Hew Len also endorsed it.

They are both great individuals!!!

Al Diaz
www.thetitusconcept.com

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12