sábado, 14 de abril de 2007

Lúcia Hinz



A artista plástica Lúcia Hinz que trabalha há anos na transformação de manequins de gesso, fibra de vidro, metal e telas tridimensionais criou o Projeto "Art Mannequin". Lúcia Hinz propõe aos artistas do Brasil e Europa a metamorfose de um manequim convencional em uma obra de arte contemporânea.

Os manequins serão expostos em espaços públicos e galerias nacionais e internacionais, permitindo toda interatividade com o público.

Esse movimento cultural ao vivo e em cores democratiza a arte e aproxima os artistas do público, estimula a reflexão e produção artística sobre novas tendências na arte contemporânea, despertando o interesse de curadores e expositores para a íntegra da arte no dia-a-dia e contemplando o universo das artes visuais (artes plásticas,
instalações, web art, fotografia, vídeo, desenho animado, arquitetura e design).

Para garantir o sucesso, o Projeto “Art Mannequin” visualisa a ampliação das ações culturais, concentrando seus esforços em três vertentes de princípios básicos:

1. Socialização do acesso à produção cultural, objetivando abranger um público maior das atividades artísticas e culturais de qualidade.

2. Desenvolvimento do trabalho e fomento da criação de diferentes grupos artísticos e culturais através de uma ação cultural.

3. Criação de um pensamento cultural, onde a reflexão sobre a arte contemporânea possa ampliar o conhecimento e fundamentar novas formas de manifestações artísticas.



O projeto “Art Mannequin” teve como marco inicial a exposição no stand da empresa Norte Americana SUN CHEMICAL, na feira da indústria gráfica, “Fespa 2007” em Berlin, com a obra intitulada “Colorida” criada por Lúcia Hinz.

Nasceu em 1957, em Caicó, Rio Grande do Norte, Viveu na Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio de Janeiro e São Paulo.

Desde adolescente dedica-se a arte, e a transforma em solidariedade, atuando na defesa do direito e do bem estar de pessoas menos favorecidas. Suas atividades sociais e culturais ganharam força em 1986 na Associação dos Moradores e Amigos do Pontal de Coruripe, Alagoas, através de grande amizade coadjuvada pela intectual italiana Ada Viganó, com a qual desenvolveu atividades e intensa atuação junto à comunidade para a melhoria de vida do povo pontalense – e muito especialmente na defesa dos direitos da mulher.

Em 1988 a artista, migrou para a Alemanha, viveu em Munique e em Aachen.

Atualmente ela se movimenta entre a Alemanha e Bélgica onde dá continuidade as suas atividades artísticas, sociais e culturais muito em especial à sua trajetória nas atividades em favor do bem estar e defesa da mulher menos favorecidas.

Nos últimos anos promoveu e participou de inúmeras ações junto a fundações de diversos países vivenciando e participando de campanhas em prol da melhoria da existência humana 2005 Embaixadora da Diplomacia Participativa, pelos seus serviços prestados na aproximação Brasil / Bélgica diploma concedido pelo Sr. Jeronimo Moscardo, então embaixador do Brasil na Bélgica.

2007 Ingressou como academica titular na Academia Brasileira de Belas Artes, órgão consultivo do Governo Federal, ocupando a cadeira número 16, cujo patrono é o pintor italiano Sandro Botticelli

2007 Comendadora da Ordem do Mérito das Belas Artes, R.J
Menção Honrosa, concedido através do ilustre pintor Sansão Pereira.

2007 Idealizadora e Autora do projeto Art Mannequin

Reconhecida nacional e internacionalmente, tem obras em acervos de colecionadores em diversos países da Europa, EUA, e Brasil, suas obras, história e curriculum completo podem ser conferidos no endereço www.atelier-hinz.com

O Projeto “Art Mannequin” procura o intercâmbio entre artistas e espaços culturais Brasileiros e Europeus, aproxima e divulga a arte entre o Brasil e Europa, criando assim um grupo específico – tais como: artistas, curadores, críticos de arte, produtores culturais, pesquisadores, colecionadores, empresários, professores e estudantes de arte - que contribui com o desenvolvimento do projeto

Prevê-se o destino de parte da renda do projeto para instituições que trabalhem empenhadas na melhoria da vida da mulher menos favorecida.

O projeto já conta com o apoio de sofisticadas galerias de arte, conceituadas escolas de arte e vários espaços culturais que pretendem sedear o projeto, integrando-o em suas respectivas programações.

Além do círculo artístico, o público-alvo do projeto são os professores universitários, os estudantes, os profissionais liberais, os empresários, a imprensa e o público em geral.

PROJETO ART MANNEQUIN

http://www.artmannequin.net
Route Charlemagne 70
B-4841 Henri-Chapelle - Bélgica
Tel/fax: (0032) 87 35 30 03

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12