sexta-feira, 27 de abril de 2007

Paquito D´Rivera - Sax Jazz Fusion / Jamboree Cubano (Imagens: Maquillage pour Chats)

Nascido na capital cubana, Havana, Paquito D’Rivera começou a tocar saxofone e clarinete aos cinco anos de idade sob a tutela de seu pai, Tito, também saxofonista e maestro de renome. Começou tocando o sax soprano mudando em seguida para o sax alto. Um ano mais tarde já se apresentava em público e aos sete assinou contrato com a Selmer, tradicional fabricante de saxofones, sendo o músico mais jovem a ser “endorser” (endossador) de um instrumento.

Aos dez anos apresentou-se no Teatro Nacional em Havana para deleite de críticos e público. Dois anos mais tarde entrou para o Conservatório de Música de Havana onde passaria os próximos cinco anos estudando composição, harmonia, técnica de instrumento, etc. Ao formar-se consegui o posto de solista na Orquestra Sinfônica Nacional Cubana. Depois de um curto período tocando no exército, Paquito D’Riveira formou com o pianista Chucho Valdés a Orquestra Cubana de Música Moderna da qual foi regente nos dois anos seguintes até deixar o grupo com mais oito integrantes para formar o Irakere.

For Leny - Paquito D´Rivera, Teatro Guaíra em 29jan2011
Em 1978 o grupo apresentou-se no Newport/New York Festival e também no festival suiço de Montreux causando frisson com sua mistura original de jazz, rock, música erudita e tradicional cubana. O Irakere foi o primeiro grupo cubano a gravar por um selo norte-americano desde a ascensão de Fidel Castro ao poder. Em meados dos anos oitenta, insatisfeito com as restrições políticas de seu país, Paquito decide deixar sua terra natal. Em 1981, em turnê pela Espanha pediu asilo na embaixada americana, mudando-se então para Nova Iorque.

No mesmo ano lançou seu disco solo "Paquito Blowin" que lhe rendeu o status de fenômeno e abriu as portas dos clubes de maior prestígio em Nova Iorque. O trompetista Dizzy Gillespie com sua conhecida generosidade com jovens talentos teve grande importância na introdução de Paquito à cena jazzística. Paquito fez suas primeiras aparições em palcos nova-iorquinos acompanhando o ícone do bebop. No ano seguinte lançou o álbum, também solo, Mariel, igualmente recebido com entusiamadas críticas.

Dois anos mais tarde, em 1984, o nome de Paquito D’Rivera começou ser reconhecido para além do meio musical e a atingir um público maior. Naquele ano teve uma apresentação sua transmitida na íntegra pela TV pública norte-americana PBS, também na TV CBS, um artigo de página inteira na revista Time e uma capa da respeitada publicação, Jazz Times.

Em 1988 Paquto foi convidado a integrar o grupo de quinze músicos allstars sob o comando de Dizzy Gillespie a United Nations Orchestra. Envolveu-se ainda em inúmeros projetos tanto como músico de jazz/cubano como de câmara, entre eles a Paquito D’Rivera Big Band e o Paquito D’Rivera Quintet, o grupo de câmara, Triangulo e ainda outro cujo repertório era centrado em rítmos latinos, como a salsa e o calypso, a Carebbean Jazz Project. Nessa época voltou à música erudita - foi nela que começou seus estudos - passando a compor para pequenas formações de câmara. Notoriamente compôs “New York Suite” para o quarteto de saxofone de Gerald Danovich e “Aires Tropicales” para a Aspen Wind Quintet.

Paquito D’Rivera já se apresentou nos mais respeitados palcos do mundo como os do Japão, Europa e nas três américas. Tocando com os maiores nomes da música internacional, entre eles, Dizzy Gillespie, Cláudio Roditi, Carmen McRea, McCoy Tyner, Toots Thielemans, James Moody, Arturo Sandoval e Benny Carter, entre muitos outros.

Sobre sua técnica um crítico de música erudita escreveu: “seja tocando Bach ou post bop, sua maestria técnica dos instrumentos e o domínio de suas capacidades expressivas é inquestionável”. E na revista Times: “o jazz “bebopiado”, romântico, salerozo e sensual que ele faz não conhece qualquer restrição política. Tem raízes tanto nos quentes rítmos latinos como nos sopros estratosféricos de Charlie Parker, John Coltrane e Lee Konitz.

1994 Warsaw - Jazz Jamboree












































Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12