segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Geometria Sagrada no Eneagrama Sonoro (O Som das Cigarras)

O Eneagrama é um símbolo sagrado, trazido por Gurdjieff de uma fraternidade oculta da Ásia Central (Sarmoung), que encerra as leis cósmicas fundamentais de Três e de Sete, ou seja, as leis da Criação e da Manutenção do Mundo. Estudando a dinâmica do eneagrama, passamos a compreender como se processa tudo no universo e em nossas vidas. Passamos a prever os vários tipos de estágios pelos quais tudo tudo flui e aprendemos a prever os intervalos onde os processos perdem a força e onde devemos aplicar choques adequados para que o processo possa prosseguir. O desconhecimento dos intervalos naturais e sua natureza leva a maioria de nós a desistir prematuramente de nossos objetivos, ou a encarar como adversidades os desafios naturais que essas leis nos apresentam.

Ele é um instrumento que nos permite ver quando e de que modo os eventos se ajustam às leis cósmicas e reconhecer, assim, o que é possível e o que não é possível nos empreendimentos humanos. O eneagrama é um instrumentos que nos ajuda a adquirir uma percepção e uma ação mental triádicas. Enquanto nossos processos mentais comuns são lineares e seqüenciais, o mundo em que vivemos é tríplice. Segundo Gurdjieff, a triplicidade é uma das "Leis Cósmicas Sagradas Fundamentais" e deve ser estudada por todo aquele que quer compreender-se a si mesmo e compreender o mundo no qual vive.
Eu sou Três e Quatro
Sou formado por três partes (Círculo, Tríade e Héxade) que são quatro, se consideramos o Ponto Central implícito, que simboliza o Não-Manifestado.
O Círculo, como primeira limitação do Absoluto, simboliza a Eternidade, a recorrência cíclica.
O Triângulo simboliza a Lei da Criação (Lei de Três).
A Héxade simboliza a Lei da Oitava (Lei de Sete), o funcionamento.

Eu sou Música
Meus nove pontos correspondem às sete notas (Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si)e dois intervalos (Mi-Fá e Si-Dó) de uma oitava musical. Porém eu tenho mais do que apenas uma oitava musical. Tenho a melodia, a harmonia e o ritmo.

Eu sou Completo e Sem Fim
Através das leis universais da Criação e da Manutenção do Mundo, sou modelo de todos os processos cíclicos de transformação em todas suas fases e contenho todos seus detalhes em meus próprios insuspeitados detalhes.
Pense no muito que existe sob as profundezas de minha aparência singela — tenho muitos níveis e muitas dimensões. Quanto mais você procurar, mais vai encontrar!
Eu sou Espiral e Transcendental
A cada fim corresponde um novo início. Tridimensional em cada ciclo, represento as três oitavas da Criação. A Grande Oitava se inicia no alto do Triângulo e é completada na primeira volta. A segunda e a terceira oitavas entram nos outros dois vértices do Triângulo, respectivamente, no sentido horário. Para depois iniciar-se uma nova Grande Oitava no vértice superior —se tudo correu bem, já num plano acima. Nunca esqueça que cada vértice do Triângulo é um ponto de contato com o exterior e, por isso, um ponto de choque!

PARA REFLETIR
Eneagrama é um símbolo multidimensional e dinâmico. Cada Dó entra num Intervalo da oitava anterior. Os pontos do eneagrama indicam níveis de energia. As notas musicais representam qualidades da energia.
AS TRÊS OITAVAS DA NUTRIÇÃO
O homem tem três espécies de alimento, cada uma representada por uma oitava no eneagrama. A primeira oitava corresponde aos alimentos propriamente ditos, sólidos e líquidos;
a segunda oitava corresponde ao ar, e a terceira às impressões. O homem tem três alimentos: a primeira oitava correpondente ao primeiro alimento, que é o sólido e o líquido;
a segunda oitava ao segundo alimento, que é o ar, e a terceira ao terceiro alimento que são as impressões. Cada nota corresponde a um estágio do alimento ou substância, e os números se referem ao nível de energia, sendo que quanto menor o número, mais fina a energia e mais inteligente a substância.
Ao inverso do Raio da Criação, que cria o espesso a partir do sutil, a transformação dos alimentos é a própria Evolução, a transmutação de energias pesadas em energias finas, a refinação das vibrações. V.tb Oitavas.
A geometria sagrada obedece às leis cósmicas e expressa graficamente as relações e proporções entre os mais diversos polígonos regulares e especiais. Expressa a própria harmonia musical e, como a música, diz coisas que nosso intelecto sozinho, sem a colaboração do centro emocional, não pode compreender. Usamos a geometria sagrada e o eneagrama, com suas relações e analogias gráficas, para acessar os centros superiores, cuja linguagem é simbólica e direta, levando-nos a subconscientemente reconhecer a ordem em meio ao caos.
Atualizado: dez2005 Patrocinado pela Editora Gilgamesh


O som é o poder do Verbo, da criação, da transmutação e de liberação. Ouçam... o som das cigarras! Este é o som das estrelas, que ativa a glândula pineal.

Trilha da Pedra Branca, o som das cigarras e ao fundo o bairro das Laranjeiras, Valença RJ.

Canto das cigarras em uma praça de Botucatu SP

árvore de nogueira pecã e o som das cigarras. (Houston, Texas, EUA)

Dezessete anos de gestação e pouco mais de um mês de vida adulta... Assim é a vida das cigarras.

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12