terça-feira, 19 de abril de 2011

Guido Cagnacci

Nascido em 19jan1601-1663) foi um italiano pintor da tarde- barroco período, pertencente à escola de pintura Forlì e à escola bolonhesa. Nascido em Santarcangelo di Romagna, perto de Rimini, ele morreu em Viena em 1663. Ele trabalhou em Rimini 1627-1642. Depois disso, ele estava em Forlì, onde absorveu a lição do "Melozzo a pintura".


Antes disso, ele havia sido em Roma, em contato com Guercino, Guido Reni e Vouet Simon. Ele pode ter tido um aprendizado com os idosos Ludovico Carracci. Sua produção inicial inclui muitos temas devocionais. Mas indo para Veneza, sob o nome de Guico Baldo Canlassi da Bologna, ele renovou a amizade com Nicolas Regnier, e dedicou-se às pinturas salão privado, muitas vezes retratando mulheres nuas sensuais de cima da coxa, incluindo Lucretia, Cleópatra e Maria Madalena. Aliado a vertente de pintura da corte, simbolizadas em Florença por Francesco Furini, Pignoni Simone e outros. Em 1650, mudou-se para Veneza. Em 1658, viajou para Viena, onde permaneceu sob a tutela do imperador Leopoldo I.

Sua vida foi, por vezes tempestuosas, caracterizada por sua fuga falhou (1628) com uma viúva aristocrata. Alguns contemporâneos observam como excêntrico, pouco confiável e de moralidade duvidosa. Ele disse ter gostado da companhia de cross dressing modelos. Cagnacci de trabalho foi, em um ponto de vista, "totalmente depreciado por seus contemporâneos", mas reavaliados pelos críticos modernos, sua pintura é "com o mais elevado de tons de pasto, luz rica no jogo de sombras e cores quentes."


Trabalhos selecionados
Procissão do Santíssimo Sacramento (Salucedio)
Cristo, com Santos e José Elígio (1635)
Madonna com os santos André Corsini Teresa e Madalena de 'Pazzi Maria (1640, Sant'Arcangelo)
Afrescos na Cappella della Madonna del Fuoco (Duomo, Forlì)
Alegoria da Astrologia esférico (Pinacoteca Civica , Forlì)
Glória dos Santos Valeriano e Mercurial (Faenza)
Leopold retrato I (Viena)
Chamado de São Mateus (Museo della Città - Rimini)
Figura alegórica Naked (privado)
Morte de Cleópatra (Kunsthistorisches Museum Gemäldegalerie, Viena)
Morte de Lucrécia
Repreensão de Maria Madalena (Museu Norton Simon)

Link para arquivo digital com seleção de imagens (.PPt) do artista:
http://www.4shared.com/file/grNVTf4s/Guido_Cagnacci.html

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12