sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Robert Capa

Robert Capa(nascido Endre Erno Friedmann), Budapeste(1913) Indochina(1954), foi um dos mais importantes fotógrafos do século XX, fundou a Mitológica Agência Fotográfica " Magnus" ao lado de Henri Cartier-Bresson e escreveu seu nome na história ao registrar os principais conflitos armados da primeira metade daquele século.

Capa dizia que "Se as fotografias não são suficientemente boas, é porque não se está suficientemente perto", caprichosamente, morreu na Guerra da Indochina em 1954, talvez por estar perto demais da ação, ao pisar sobre uma mina. Reza a lenda que seu corpo foi encontrado com as pernas destruídas, porém com a câmera entre as mãos.

Pablo Picasso e Françoise Gilot

Seus Modelos...

Genne Kelly

Depois vieram a Segunda Guerra Mundial (Capa fotografou o desembarque na Normandia, o "Dia D" e a libertação de Paris); a Guerra Civil Chinesa e outros conflitos na Ásia e na África.

Nos períodos de paz Capa teve uma vida glamourosa, namorou uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos " Ingrid Bergman" e era amigo dos mais importantes artistas da época como: Henrri Matisse (image abaixo clik em 1950, eu não tinha nascido...), Pablo Picasso, Ernest Hemingway, John Huston e Gene Kelly.

Na guerra Civil Espanhola tornou-se famoso mundialmente ao fotografar um combatente anti franquista no exato momento em que leva um tiro. Muito foi discutido sobre a veracidade da imagem porém nada provado, e o certo é que umas das representações mais humanistas da história. A foto já foi chamada de a Guerníca de Robert Capa.

Nesta registra uma execução em 1979 ocorrida no Iran, Jahangir Razmi.

Nos tempos da fotografia digital, a descoberta de 127 rolos fotográficos há muito desaparecidos assume um sabor especial. Mais ainda quando se trata de originais de um fotógrafo do calibre de Robert Capa, com mais de 70 anos, que documentam episódios do “dia-a-dia” da Guerra Civil Espanhola. Um verdadeiro tesouro fotográfico encontrado recentemente no México, aparentemente em bom estado de conservação.

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12