quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Olimpíadas de Atenas 2004


Os Jogos Olímpicos de Verão de 2004 (oficialmente denominados Jogos da XXVIII Olimpíada) foram um evento multiesportivo realizado em Atenas, capital da Grécia, entre 11 e 29 de agosto. Foi a segunda edição de Jogos Olímpicos realizada na cidade, 108 anos após a primeira.

Durante os dezoito dias de disputa, 10.625 atletas de 201 nações competiram em 301 eventos de 28 esportes.

Após um período de dúvidas em relação à capacidade da Grécia de realizar os Jogos, causadas pelo atraso nas obras de construção e reforma dos locais de competição, Atenas contou com uma grande popularidade. 3,9 bilhões de pessoas em todo o mundo acompanharam as competições por mais de trezentos canais de televisão, um recorde na história olímpica.

Alguns locais de competição trouxeram uma grande carga de história: o estádio da cidade de Olímpia em que foram disputados os Jogos na Antiguidade recebeu as provas de arremesso de disco. A cidade de Maratona recebeu a largada das provas que levam o nome da cidade. Os atletas repetiram o trajeto feito pelo herói grego Fidípides cerca de 2.500 anos antes. A chegada das provas e as competições de tiro com arco ocorreram no Estádio Panathinaiko, palco central dos Jogos de 1896. Ao lado dessas, modernas instalações, como o Estádio Olímpico, totalmente reformado para receber o atletismo e as cerimônias de abertura e encerramento.






































Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12