quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

David Doubilet


Nasceu em 1946 e começou a mergulhar em apnéia aos 8 anos. Aos 13 já fotografava ao largo da costa de Nova Jersey. Publicou a sua primeira fotografia na National Geographic em 1972 e em 1976 fazia parte da equipe de fotógrafos permanentes da revista.

Desde então, foi responsável por mais de 50 artigos de fundo sobre a vida nos Oceanos e tudo o que se relaciona com ela. Frotas pesqueiras, tubarões, paisagens submarinas e, principalmente, a luz submarinha são o seu objetivo de trabalho há mais de 30 anos.

Mais de 15 mil pessoas visitaram a Exposição de Fotografia Subaquática de David Doubilet no Oceanário de Lisboa em 2003. O êxito da iniciativa obrigou ao prolongamento da Exposição.

A Exposição foi inaugurada no dia 05 de Maio 2002 com a presença do autor, considerado o mais famoso fotógrafo subaquático do Mundo.

Composta por mais de 100 fotografias, a Exposição inclui a reportagem que deu origem à capa da edição portuguesa da National Geographic em Fevereiro de 2002, “Recifes de Cuba – Um Refúgio nas Caraíbas”.

Doubilet recebeu o seu primeiro prémio - na Underwater Sara Prize atribuído pela revista italiana Mundo Submerso e menções honrosas da Américan National Press Photographers' Association entre outros.

http://www.daviddoubilet.com/




















Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12