terça-feira, 13 de maio de 2008

Psicologia das cores aplicadas à casa do Big Brother Brasil



A Rede Globo transmitiu recentemente a oitava edição do Big Brother Brasil, programa originário da Holanda que a emissora comprou e transmite desde 2002 em horário nobre da sua programação. O programa garantiu um alto ibope principalmente por causas das intrigas entre os participantes.

Realmente, se pensarmos, é normal que haja conflitos entre os participantes, afinal eles estão confinados durantes meses e é praticamente impossível todo mundo se dar bem. Acontece que principalmente nesta edição do programa, a Rede Globo, vamos dizer, deu um “empurrãozinho” para que acontecessem essas cenas que garantem a audiência.

As cores utilizadas principalmente no interior da casa não negam. Quartos vermelhos e verdes com roxo, salas com efeito de ilusão de óptica e cozinha multi-colorida são alguns exemplos do forte apelo visual que a Globo inseriu na casa. Para quem assistiu o programa uma vez por dia durante 30 minutos os ambientes foram lindos.



O problema é para quem utiliza ambientes como aqueles o dia todo, durante semanas, meses. As cores fortes e vibrantes utilizadas nesses ambientes influenciam diretamente no humor e personalidade dos participantes do programa.

Os quartos são locais de conforto e tranqüilidade, que deveriam proporcionar aos participantes uma sensação de relaxamento. Porém, tudo o que as cores dos quartos da casa do programa não transmitiam é o relaxamento. Para transmitir esse relaxamento as cores predominantes deveriam ser suaves e sutis, em vez das contrastantes e nítidas.



No confessionário a coisa piorava. As paredes desse ambiente onde acontecem os momentos mais tensos do programa foram pintadas de branco com bolinhas pretas criando um efeito de ilusão de óptica que deixa tenso qualquer um, por mais calmo que seja.

A casa do Big Brother Brasil é só mais um exemplo claro de como a escolha das cores de um ambiente é importante para cumprir as necessidades de seus usuários. Apesar de ser apelativo, a escolha das cores dos ambientes da casa do Big Brother Brasil foram bem feitas, pois cumpriram o que provavelmente foi definido pela direção do programa.

* Fernando Rigotti de Souza, 19 anos, estudante do 2º ano de Design de Interiores do CESUMAR (Centro Universitário de Maringá). É membro da AsBAI (Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação) como estudante. Estuda design de interiores com o objetivo de se especializar na área de iluminação.

Conheça seu site: www.fernandorigotti.com.

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12