terça-feira, 1 de julho de 2008

A tecnologia a serviço do sopro - Sílvio Depieri (Eli Degibri)


Eli Degibri quartet "Untitled Composition"

Teatro Metropolitan Palermo 26.jan.10 acompanhado de Aaron Goldberg (p) Ben Street (b) Johnathan Blake (d)
"Israeli Song"

Release Date: September 28th, 2010, Label: Anzic Records. Brad Mehldau: piano, Ron Carter: bass e Al Foster: drums
http://www.anzicrecords.com
http://www.facebook.com/EliDegibriOff...

"Emotionally Available"

Eli Degibri & Holon Big-Band at the Red Sea Jazz Festival 2003 - "Offkey" (by Guri Agmon)

Avishai Cohen & Eli Degibri


A tecnologia a serviço do sopro - Sílvio Depieri
Saxofonista e artista Weril, Publicado na Revista Weril n.º 130

Silvio Depieri no workshop realizado em São José dos Campos, SP.

Já perdi a conta das vezes que entrei no estúdio e me deparei com aquelas partituras escritas à mão com as mais diversas caligrafias musicais possíveis e imagináveis. E quantas vezes, ao compor um naipe em que todas as partituras também eram escritas à mão, as gravações eram interrompidas para corrigir ou decifrar que nota ou pausa estava escrita, devido aos borrões.

Banda Audiofilicos em São Paulo, no Bleecker St.

Lembro também que, ao começar a estudar saxofone, comprei um piano elétrico com pouquíssimos recursos. Tocava então um acorde e pisava no pedal de sustain, rapidamente pegava no saxofone e aproveitava, enquanto o acorde permanecia sustentado, para estudar arpejos e escalas. Ufa, que dureza! Mas, tudo isso é passado. Graças aos avanços da tecnologia, agora podemos contar com a "computer music", ou melhor, os programas e placas de computador dedicados especificamente à música. Chega de estudar sem acompanhamento, sem ouvir o baixo, o piano, a bateria. Nos dias de hoje, não é nada fácil para quem está começando a estudar um instrumento de sopro arrumar um grupo para acompanhá-lo. Ninguém tem paciência nem tempo para isso, e com razão, a não ser que seja pago para esse fim. Com um computador, um bom suporte técnico e, é claro, com um conhecimento musical razoável, qualquer estudante de sopro pode ter à sua disposição programas que simulem, por exemplo, um trio, quarteto e até mesmo quinteto para acompanhá-lo nos mais diversos ritmos, estilos e andamentos (bossa, jazz, funk, blues, etc.).

WorkShop realizado no dia 26/08/08 na Spalla Instrumentos Musicais São José dos Campos, Ministrado por Silvio Depieri. Showroom Barkley, nessa musica participaram outros saxofonistas.
Sax Alto Marquinho Sax, Sax Alto Moises de Paula, Sax Tenor GelP, Sax Soprano Endrews Oblack


Para esse fim, é preciso procurar pelos programas de acompanhamento automático (ex: The Jammer, Band in a Box,), que têm uma linguagem simples e intuitiva. Com esses programas, é possível escolher entre dezenas de ritmos e estilos diferentes e programar para que o acompanhamento seja executado mais lento ou mais rápido. É possível programar centenas de acordes diferentes e colocá-los ritmicamente dentro dos compassos, a fim de tornar mais real a interpretação de determinadas músicas. Esses recursos tornam o estudo de instrumento de sopro muito mais interessante e agradável e desenvolve a intuição e a própria noção de musicalidade.

Trecho do Workshop Weril c/ mestre Silvio Depieri na SPALLA INSTRUMENTOS MUSICAIS - São José dos Campos - SP. Neste vídeo Silvio executa tema c/ Alto Supremo. SPALLA: 12 3942-7620 / www.musicamais.com.br

São também grandes auxiliares na parte rítmica e obrigatoriamente nos forçam a prestar mais atenção nos instrumentos essenciais para a formação de um grupo e para a execução de um melodia, além de serem grandes aliados no estudo de harmonia e improvisação. Uma outra categoria de programas são os responsáveis pela notação musical (ex: Encore, finale2000). São, sem dúvida nenhuma, importantíssimos para quem quer ter partituras organizadas, limpas, sem aqueles borrões de caneta ou lápis. Programas desse gênero são essenciais para estúdios, orquestras e bandas em geral, para escrever desde grades para 20 ou 30 instrumentos até mesmo uma simples melodia.

Devemos lembrar que, para um melhor desempenho desses programas, é importante instalar no computador uma placa de som midi dedicada, de preferência uma placa já com um módulo de timbres.

Audiofílicos [Tributo a Dave Matthews Band] tocando 'Ants Marching' no Bleecker Street, São Paulo, em 16/04/08. Filmado por Patrícia Morante.

E não se esqueça de deixar toda a parte de instalação nas mãos de um técnico especializado no assunto de music computer. Um técnico de computador sem o conhecimento da linguagem midi poderá não instalar corretamente placas e programas específicos de música. Obviamente, esses recursos são auxiliares e tornam as coisas mais fáceis, mas é bom lembrar que é preciso um conhecimento razoável de teoria e prática musical. E o mais importante: o computador não substitui o professor de música. Façamos a coisa certa e encaremos a tecnologia da music computer como aliada e não como inimiga.

Onde encontrar:
Gang Ware
Rua Teodoro Sampaio, 806 São Paulo - fone 3061-5000
Informações sobre programas: Quanta music tecnologies

Nenhum comentário:

O Canto encantado

Aguardando o solstício de 21dez12