sexta-feira, 27 de abril de 2007

Respiração Circular 1° parte - Angelino Bozzini

Professor e trompista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Publicado na Revista Weril n.º 127

"Como tocar seu instrumento de sopro sem interromper a emissão de uma nota para inspirar?"

Trechos do programa Globo Repórter - Vida de Artista - Exibido em 14/08/1995

Os instrumentistas de sopro têm uma limitação física não compartilhada por outros instrumentos: como o som é produzido naqueles a partir do movimento da coluna de ar, esse som precisa ser interrompido sempre que o músico necessita inspirar. Na música folclórica de algumas culturas, desenvolveu-se uma técnica chamada de "respiração circular"(ou "permanente", ou ainda "contínua"), pela qual o músico consegue expirar pela boca enquanto inspira pelo nariz, podendo dessa forma tocar uma nota ininterruptamente. Veremos nesta matéria como funciona essa técnica, como empregá-la musicalmente, e os prós e os contras de sua utilização.

Como funciona a Respiração Circular

O princípio dessa técnica é bem simples: você deve, no momento da inspiração, expirar com o ar previamente armazenado na sua boca. Assim que terminar a inspiração continua a expirar com o ar armazenado nos pulmões. Simples, não é? Experimente você mesmo. Pois é, andar de bicicleta também é bem simples: basta pedalar para frente movendo sempre o eixo de equilíbrio para o lado oposto do pé que está pedalando. Só que leva um tempo para aprender. Assim, não desanime, se você aprendeu a andar de bicicleta, com certeza aprenderá a fazer a respiração circular.

Como aprender a técnica de assoprar "infinitamente"

Pois bem, vamos à prática. Da mesma forma que não existe uma fórmula única ou comprovadamente eficiente para se aprender a andar de bicicleta, também para a respiração circular essa fórmula não existe. Para dominar essa técnica, seu corpo dave aprender a se conhecer melhor, ou seja, precisa desenvolver sua própria acepção do sistema respiratório, especialmente do trecho entre a garganta e a boca. Exercícios Práticos Vamos separar a parte prática em etapas distintas:

Tornar a musculatura da boca independente do processo de respiração. Relaxe e respire tranqüilamente pelo nariz.

Num ciclo completo de respiração e expiração, mantendo a boca sempre fechada, encoste a arcada dentária superior na inferior (menor área interna na boca); no próximo ciclo, afaste o máximo que puder os dentes superiores e inferiores (maior área interna na boca) sempre mantendo a boca fechada pelos lábios. Continue a respirar pelo nariz fazendo um ciclo com a boca totalmente fechada e o próximo com a boca aberta (afastando os lábios). Você deverá notar que, para poder respirar pelo nariz de boca aberta, o fundo da sua língua estará fechando a passagem de ar para a boca. Respire continuamente pelo nariz, mastigando algo. Note que o movimento da mandíbula não deve interromper ou influir no ciclo respiratório.

Fortalecer a musculatura de bochecha

Encha a boca de ar expandindo as bochechas. Mantendo uma abertura central bem pequena entre os lábios e vá empurrando o ar que está armazenado na boca para fora, utilizando conscientemente a musculatura das bochechas. Não tenha pressa; concentre-se no trabalho dos músculos. Prenda um clips de papel em um canudinho de refresco para diminuir a passagem do ar (pode-se utilizar também aqueles tubos empregados nos hospitais para administração de soro; eles possuem um regulador de saída acoplado). Encha a boca de ar e, utilizando-se da musculatura da bochecha, faça bolhas em um copo com água. Repita o exercício anterior, ajudando o trabalho das bochechas com o movimento de fechamento da mandíbula. Respirar enquanto a musculatura da boca trabalha Respire normalmente pelo nariz, mantendo a boca fechada. Enquanto respira, encha a boca de ar, estufando as bochechas e abaixando a mandíbula. Expulse lentamente o ar da boca através de uma pequena abertura entre os lábios.


Programa "Primeiro Movimento" apresentado pelo maestro Jamil Maluf

Repita o mesmo processo soprando em um canudinho em um copo d'água. O mais importante nesta etapa é cuidar para que o ato de assoprar não interfira de forma alguma com o ritmo da respiração. Repita este procedimento quantas vezes forem necessárias para que seu corpo tprne as duas ações - assoprar com a boca e respirar -independentes.

Encha a boca de ar.

Esvazie-a ao mesmo tempo em que inspira (você já experimentou mover um braço no sentido horário e o outro no sentido anti-horário? Ou bater no peito enquanto faz um movimento circular sobre a cabeça? Ou ainda reger um compasso binário com um braço e um ternário como o outro? Se você conseguir fazer alguma dessas coisas, estará utilizando o mesmo tipo de coordenação necessária para assoprar o ar contido na boca enquanto inspira pelo nariz). Tente agora controlar a saída do ar contido na boca para que ela dure exatamente:
um ciclo respiratório;
dois ciclos respiratórios;
três ciclos respiratórios

Repita o exercício anterior assoprando em um canudinho num copo com água.
Lembre-se: o importante é que o processo respiratório não interfira no trabalho da musculatura bucal!

Encadear a seqüencia
Repita os exercícios números 4 e 5 da etapa anterior, enchendo rapidamente a boca com ar tão logo ela esteja vazia. Trabalhe para que essa operação não atrapalhe o ritmo natural de sua respiração através do nariz. Você está quase chegando lá! Vá repetindo essa seqüencia de forma ao mesmo tempo precisa e relaxada. Em pouco tempo, quando menos imaginar, você estará respirando "circularmente".

Grupo Álamo - Trompa

Conjunto formado pelos trompistas da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo na década de 80. Composto por Mário Rocha, Daniel Misiuk, Ivanildo Rebouças (Cupim), Michael Alppert, Carlos Carnier (Tigrão) e Angelino Bozzini. No contrabaixo Juvenal Gelba e na bateria Paschoal Roma

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