sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Ticiano
Tiziano Vecellio ou Vecelli (Pieve di Cadore cerca de 1490 - Veneza 27 de Agosto de 1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Ticiano, Titian ou ainda como Titien.
Reconhecido por seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Tiziano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos.
Se tivesse morrido cedo, teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, vários críticos demoram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática é sem precedentes na arte ocidental.
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
www.joaobarcelos.com.br
O artista plástico João Barcelos possui uma pintura classificada no meio artístico de figurativa. Ele, no entanto, acredita que está longe de ser um pintor realista ou detalhista. Os contornos de suas obras não são rígidos nem há o compromisso de uma retratação fotográfica. Ela é desenvolvida através de cores suaves e harmoniosas, onde toda a beleza do contraste entre a luz e a sombra é habilmente explorada.
Estas características fazem-no aceitar que seu estilo seja impressionista. Entretanto, pelo fato de não ser detalhista em alguns pontos de seus quadros, procurando externar seus sentimentos através de algumas pinceladas soltas e aparentemente incontroladas, pode-se dizer que seu estilo é impressionista com toques expressionistas.
A contemporaneidade do seu trabalho é expressa na utilização de recentes materiais de pintura, assunto em que é um grande estudioso. Geralmente faz uso dos novos pigmentos orgânicos sintéticos, que possuem um poder de tingimento muito maior que os antigos pigmentos minerais, são mais transparentes e não perdem seu brilho e identidade quando misturados com o branco.
Os seus primeiros quadros a óleo foram pintados ainda criança, com a idade de 12 anos. Entretanto, sua formação profissional não começou pela Arte. Durante a vida, aprendeu a ser Físico, após uma passagem de cerca de 10 anos pela carreira militar. Concluiu o bacharelado em Física na UERJ, tirou o mestrado e o doutorado na UFRJ e fez dois pós-doutorados nos Estados Unidos, no Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Rochester.
João Barcelos foi professor da UERJ, trabalhou em pesquisa por cerca de 30 anos (a Física Quântica foi sua especialidade), fez vários trabalhos científicos. Apesar de tudo isto, a Arte nunca deixou de estar presente em suas atividades.
Foi a partir do ano de 1990 que decidiu arrumar mais tempo para a pintura. Começou freqüentando as aulas do Professor Álvaro Xavier, no seu famoso Ateliê Flutuante da Praia da Bandeira, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, onde suas filhas, artistas em potencial, tinham aulas de desenho e aquarela.
Freqüentou a Sociedade Brasileira de Belas Artes, participando principalmente dos Salões. Não foi aluno de nenhum curso na Sociedade, mas reconhece ter aprendido muito e ter definido sua técnica ouvindo os valiosos comentários e sugestões do Professor Dario Silva.
Houve também um período, embora curto, de aulas de modelo vivo com o Professor Bandeira de Melo. Essas aulas ajudaram-no a aprimorar seu desenho e a evoluir artisticamente através do imenso mundo de conhecimento de que o Professor Bandeira é possuidor.
Assim, até o final de 2002, durante cerca de doze anos, foi igualmente Físico e Pintor. Embora sejam duas atividades aparentemente antagônicas, elas seguiram paralela e harmoniosamente no seu dia-a-dia. Talvez apareçam nos seus quadros através da harmonia entre a luz e a sombra ou no convívio pacífico entre cores quentes e frias.
Enquanto Físico, usou a arte para sentir a harmonia e a beleza, muitas vezes escondidas, nas equações de sua pesquisa, e enquanto Artista usou a Ciência para tentar entender os mistérios sobre composição e harmonia de formas e cores. Atualmente é só Artista. "A Física é para mim, no momento, um elo racional e indispensável com o mundo em que vivo".
Processo criativo
No entendimento de João Barcelos, um quadro é um conjunto harmonioso de cores, formas, luz e sombra. “As etapas de elaboração dos seus quadros são:
- O desenho, onde se tem a primeira idéia do conjunto. Aqui, procura pela harmonia das formas. Qualquer aperfeiçoamento ou correções podem ser introduzidos nas etapas seguintes.
- A marcação inicial, onde procura introduzir a harmonia entre luz e sombra. Aqui, usa tintas puras, dando preferência às de natureza transparente e com grande poder de tingimento, como os "phthalos" e " quinacridones". Mais especificamente, nas tintas que usa nesta etapa estão presentes pigmentos os mais diversos. Nesta parte não usa branco nem óleo de linhaça, mas terebentina. Estas cores não têm, necessariamente, correlação com as cores finais (entretanto é possível sentir sua agradável presença, respirando através das tintas do quadro pronto). Após esta etapa, João Barcelos diz ter uma melhor idéia do conjunto, mas, depois, se notar que algo ainda pode ser melhorado, faz isto na última etapa.
- Colocação das tintas definitivas. Nesta fase procura pela harmonia das cores. Trabalha com óleo de linhaça refinado alcalinamente (ou prensado a frio) e óleo polimerizado (este nas etapas finais). Após esta etapa, se nota que muita coisa não ficou boa, faz o quadro novamente. Grandes correções podem tirar a espontaneidade do trabalho, completa o artista.
terça-feira, 11 de setembro de 2007
Encontro Internacional de Saxofonistas (Tatuí / SP)
Visando o melhor desenvolvimento do educando, o Conservatório de Tatuí (maior instituição de ensino musical da América Latina na atualidade), se empenha em realizar diversos eventos de caráter artístico-pedagógico, que complementam os trabalhos de formação, capacitação e qualificação para o trabalho musical. Condensados em curto espaço de tempo, tais eventos explanam de forma intensa sobre os mais importantes tópicos técnico-pedagógicos que fazem parte da estrutura educacional da música brasileira e universal, bem como, exemplificam sua concretização prática através de apreciação da excelência artística.
Saxofonia - quarteto de saxofones
O Encontro Internacional de Saxofonistas (ESAX) se norteia pela filosofia de valorização à abrangência técnico-pedagógica e descentralização das vertentes estilísticas, respeitando o caráter que o instrumento adquiriu através de sua utilização ao longo da história.
Grupo Vibrasax (Scherzo) - Apresentação realizado no foyer Mário Covas do Teatro Procópio Ferreiro pelo 4º EIS (23/09/2010).
O saxofone é sem dúvida o instrumento de sopro que se consolidou artisticamente em mais formas estilísticas diferentes. É admirado por todo tipo de público pois possui uma representatividade que se estende desde a cátedra acadêmica até a mídia de massa, passando tanto por valores tradicionais de resgate cultural quanto pelas linhas de pensamento da música experimental de vanguarda.
Brasilidades
Desta forma, o ESAX - Tatuí visa proporcionar mostras do panorama contemporâneo da atuação de saxofonistas do Brasil e Exterior, no âmbito da música erudita e popular, possibilitando a apreciação de músicos de renome nacional e internacional, em atividades artísticas e pedagógicas. Possibilitar a atualização de informações sobre o desenvolvimento histórico do instrumento, repertório e estratégias técnico-pedagógicas.
Oblivion (Astor Piazzola)
Possibilitar a divulgação das atuais instituições públicas brasileiras de ensino técnico e acadêmico do instrumento. Propiciar o intercâmbio de informações gerais sobre saxofone entre estudantes, músicos amadores e profissionais.
Lamentos (Pixinguinha)
Como estratégia artística para se compor o quadro de artistas e profissionais convidados ao ESAX, são levados em consideração, principalmente, os seguintes critérios de relevância: - relevância histórica de carreira artística, relevância de produção discográfica, relevância de produção bibliográfica, relevância de especialização metodológica, relevância de visibilidade artística na atualidade, relevância de especialização técnica específica, relevância de inovação em abordagem técnico-pedagógica, relevância de pesquisa acadêmica, relevância de representatividade estilística.
Fudge Fugue em G menor (J. S. Bach)
Como estratégia pedagógica, de acordo com o perfil do convidado se usa um dos seguintes formatos de atuação: - workshop – consiste na explanação de assuntos específicos ao desenvolvimento técnico, para platéia passiva, podendo ou não ser usada estrutura áudio-visual ou exemplificação através de uso de material humano devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - masterclass (aula aberta) - consiste na orientação prática à saxofonistas que se inscrevem com o intuito de participar ativamente tocando em frente ao grupo obras de repertório que caracterizam a especialização do orientador, devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - oficina – consiste na orientação prática à grupos pequenos ou grandes, de participantes inscritos para se especializar no assunto abordado pelo orientador podendo ser realizado de forma setorizada ou ocorrendo seqüencialmente ao longo de todo o evento.
4° Encontro Internacional de Saxofonistas em Tatuí - 2010 Big Band do Conservatório de Tatuí
Arranjo: Ademir Júnior, Trompete solo: Diego Garbin, Saxofone Tenor: Ademir Júnior, Música: John Coltrane.
As oficinas não são abertas ao público para participação através de perguntas. - palestra – consiste na explanação de qualquer assunto relevante a especialização dos saxofonistas, para platéia passiva, podendo ou não ser usada estrutura áudio-visual ou exemplificação através de uso de material humano devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - mesa redonda (debate) – consiste na reunião de diversos convidados para que junto ao grande grupo sejam expostas, comentadas e debatidas opiniões, pontos de vista, experiências, críticas, sugestões e planejamentos relevantes ao futuro da atividade musical do saxofonista.
Aria das Bachianas brasileiras nº5 (3º EIS final) - Heitor V. Lobos
Paralelamente às atividades artísticas e pedagógicas do ESAX – Tatuí é de extremo interesse, para nós organizadores, a maior participação possível de parceiros institucionais e comercias. O ESAX reúne durante seus três dias de atividades, um público especializado de centenas de estudantes, amadores e profissionais de saxofone, que sempre demonstram acentuado interesse em tudo o que diz respeito ao seu instrumento.
Saxofonia - quarteto de saxofones
O Encontro Internacional de Saxofonistas (ESAX) se norteia pela filosofia de valorização à abrangência técnico-pedagógica e descentralização das vertentes estilísticas, respeitando o caráter que o instrumento adquiriu através de sua utilização ao longo da história.
Grupo Vibrasax (Scherzo) - Apresentação realizado no foyer Mário Covas do Teatro Procópio Ferreiro pelo 4º EIS (23/09/2010).
O saxofone é sem dúvida o instrumento de sopro que se consolidou artisticamente em mais formas estilísticas diferentes. É admirado por todo tipo de público pois possui uma representatividade que se estende desde a cátedra acadêmica até a mídia de massa, passando tanto por valores tradicionais de resgate cultural quanto pelas linhas de pensamento da música experimental de vanguarda.
Brasilidades
Desta forma, o ESAX - Tatuí visa proporcionar mostras do panorama contemporâneo da atuação de saxofonistas do Brasil e Exterior, no âmbito da música erudita e popular, possibilitando a apreciação de músicos de renome nacional e internacional, em atividades artísticas e pedagógicas. Possibilitar a atualização de informações sobre o desenvolvimento histórico do instrumento, repertório e estratégias técnico-pedagógicas.
Oblivion (Astor Piazzola)
Possibilitar a divulgação das atuais instituições públicas brasileiras de ensino técnico e acadêmico do instrumento. Propiciar o intercâmbio de informações gerais sobre saxofone entre estudantes, músicos amadores e profissionais.
Lamentos (Pixinguinha)
Como estratégia artística para se compor o quadro de artistas e profissionais convidados ao ESAX, são levados em consideração, principalmente, os seguintes critérios de relevância: - relevância histórica de carreira artística, relevância de produção discográfica, relevância de produção bibliográfica, relevância de especialização metodológica, relevância de visibilidade artística na atualidade, relevância de especialização técnica específica, relevância de inovação em abordagem técnico-pedagógica, relevância de pesquisa acadêmica, relevância de representatividade estilística.
Fudge Fugue em G menor (J. S. Bach)
Como estratégia pedagógica, de acordo com o perfil do convidado se usa um dos seguintes formatos de atuação: - workshop – consiste na explanação de assuntos específicos ao desenvolvimento técnico, para platéia passiva, podendo ou não ser usada estrutura áudio-visual ou exemplificação através de uso de material humano devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - masterclass (aula aberta) - consiste na orientação prática à saxofonistas que se inscrevem com o intuito de participar ativamente tocando em frente ao grupo obras de repertório que caracterizam a especialização do orientador, devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - oficina – consiste na orientação prática à grupos pequenos ou grandes, de participantes inscritos para se especializar no assunto abordado pelo orientador podendo ser realizado de forma setorizada ou ocorrendo seqüencialmente ao longo de todo o evento.
4° Encontro Internacional de Saxofonistas em Tatuí - 2010 Big Band do Conservatório de Tatuí
Arranjo: Ademir Júnior, Trompete solo: Diego Garbin, Saxofone Tenor: Ademir Júnior, Música: John Coltrane.
As oficinas não são abertas ao público para participação através de perguntas. - palestra – consiste na explanação de qualquer assunto relevante a especialização dos saxofonistas, para platéia passiva, podendo ou não ser usada estrutura áudio-visual ou exemplificação através de uso de material humano devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - mesa redonda (debate) – consiste na reunião de diversos convidados para que junto ao grande grupo sejam expostas, comentadas e debatidas opiniões, pontos de vista, experiências, críticas, sugestões e planejamentos relevantes ao futuro da atividade musical do saxofonista.
Aria das Bachianas brasileiras nº5 (3º EIS final) - Heitor V. Lobos
Paralelamente às atividades artísticas e pedagógicas do ESAX – Tatuí é de extremo interesse, para nós organizadores, a maior participação possível de parceiros institucionais e comercias. O ESAX reúne durante seus três dias de atividades, um público especializado de centenas de estudantes, amadores e profissionais de saxofone, que sempre demonstram acentuado interesse em tudo o que diz respeito ao seu instrumento.
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