Nasceu em 1517 - 1out1570, pintor Flamengo. Ele era membro de uma família numerosa treinados para o estudo da arte na Flandres.
A maior parte do que sabemos da sua juventude é passada de Karel van Mander a biografia "dele, que estava em dez páginas, uma das biografias mais detalhadas em seu Schilder-Boeck . Frans era o filho do pedreiro Cornelis I de Vriendt (falecido em 1538), cujo nome de família era Floris , mas que era tão amigável que ele assumiu o nome Vriendt, ou amigos, e isso tornou-se o sobrenome do seu talentoso pedra de corte filho, Cornelis Floris de Vriendt (1514-1575). Frans tinha outros dois irmãos que eram excelentes artistas; Jacques Floris, um pintor de vidro, e Jan Floris, um padeiro porcelana que entrou ao serviço de Filipe II de Espanha. Jan viajou para a Espanha para realizar sua arte lá e morreu jovem, mas de acordo com Van Mander, Frans Floris havia muitos exemplos de seu trabalho em sua oficina, que deliciaram os seus discípulos. Como seus irmãos, Frans começou a vida como um estudante de escultura, mas depois desistiu de escultura para a pintura. Na idade de vinte anos ele foi para a Liege e teve aulas de Lambert Lombard , que muito incentivou a estudar na Itália.
Floris viajou para Roma, e rapidamente tornou-se encantado com a pintura (em particular Michelangelo) que encontrou em Roma, e ele fez muitos desenhos de giz vermelho que seus discípulos ansiosamente gravado. Após seu retorno para casa, ele abriu uma oficina sobre o modelo italiano e desfrutou de grande sucesso que foi a sua cabeça e ele começou a beber. De acordo com Van Mander, Dirk Volkertsz Coornhert enviou uma carta na qual afirmava que Albrecht Dürer Frans Floris senti que tinha mais pensado para a sua arte do que para sua própria vida.
Aparentemente Coornhert não foi a única causa, mas sua esposa Clara também estava preocupado com ele, e foi neste momento em sua carreira que o seu irmão Cornelis construiu um palácio para ele em Antuérpia, com uma fachada de pedra calcária azul (Orduyn-Steen) e com uma decoração luxuosa, como dourada couro revestimentos de parede no quarto. Esperava-se que, com seu próprio palácio, com uma oficina iria se tornar um melhor gerente e chefe de família, mas de acordo com Van Mander, o contrário aconteceu, e sua renda anual caiu de um quase inacreditável mil florins por ano (uma fortuna naqueles dias) para nada, mas as dívidas na sua velhice. Deve ter sido divertido para os alunos e outros trabalhadores em sua oficina no entanto, porque foi dito que ele poderia até mesmo beber um Franckfoorder debaixo da mesa.
Seus alunos o amava, e quando o seu antigo professor Lambert Lombard veio visitar, e alegou que ele era apenas um ladrão de idéia, de alunos Frans quase linchado, e ele foi salvo por Frans si mesmo, que apenas riu. Van Mander mesmo prossegue, afirmando que ele quase sempre teve uma grande comissão na oficina que ele iria trabalhar no fim da noite, e os alunos que ficaram mais recente despir-lhe-ia (tirar os sapatos e meias) e colocá-lo para a cama antes de sair.
Van Mander inclui uma lista dos altares da igreja de Antuérpia principal como vindo da sua oficina, mas de acordo com sua história, estes foram, então, não só por Floris si mesmo, mas criado por uma equipe de mudança de alunos sob sua orientação. Floris pintou uma série de imagens grandes para a casa de campo de nobres espanhóis e as moradias dos patrícios Antuérpia. Ele é conhecido por ter ilustrado a fábula de Hércules , em dez composições, e as artes liberais em sete para Nicolaas Jongelinck, um comerciante de Antuérpia, e adornado o duque de Palácio Arschot de Beaumont, com catorze painéis colossal.
Comparativamente poucos dos seus trabalhos têm descia para nós, possivelmente porque muitos foram destruídos nos levantes iconoclasta em Antuérpia na segunda metade do século XVI, e em parte porque essa era a pintura flamenga tem caído em desuso nos círculos artísticos. As primeiras telas existentes por Floris é o Marte e Vênus ludibriadas por Vulcano no Museu de Berlim (1547). Há outros trabalhos em Aalst, Antuérpia, Copenhaga, Dresden, Florença, Zoutleeuw, Madri, São Petersburgo, Châlons-en-Champagne e Viena.
A ousadia e a força de obras Floris possuem refletem o estilo monumental de seus modelos italianos. Sua execução técnica revela uma mão rápida, coloração brilhante, e um domínio de anatomia nem sempre evidente na arte dos Países Baixos da época. Floris deveu muito de seu prestígio para a inteligência com que suas obras foram transferidos para o cobre por Jerome Cock, Cornelis Cort e Theodor Galle.
Van Mander lista mais de 20 discípulos, mas também afirmou que, segundo Frans Menton, Frans Floris era amado por seus alunos permitindo-lhes mais liberdade do que outros mestres de Antuérpia, e uma lista de 120 discípulos foram contados no total por um pequeno grupo deles que se reuniram para uma reunião depois que ele morreu. Embora Floris foi contratado em uma Crucificação de 9,7 m, e uma ressurreição de igual tamanho, para a grande prévia da Espanha, foi apreendido com a doença, e morreu em 1out1570 em Antuérpia. Suas pinturas para a grande prévia foram finalizadas por Frans Pourbus a pessoa idosa e Crispin Van den Broeck. Ele tinha um lema; werck ick Als, ick leef dan: ick jogo, spelen dan. ick sterf als. Isto significa que "Quando Eu trabalho, eu vivo: quando eu jogo, eu morro". Os poemas foram escritos sobre ele por Dominicus Lampsonius e o poeta-pintor Lucas de Heere, que de acordo com Van Mander, foi seu discípulo.
De acordo com o RKD, seus alunos foram Joos de Beer (professor depois de Abraham Bloemaert), George Boba, Hendrick van den Broeck, Marten van Cleve, Ambrosius Francken, Frans Francken I, Frans Menton (conhecido por schutterstukken em Alkmaar), e Isaac Claesz van Swanenburg. Mander da lista de Van foi Crispin Van den Broeck, Joris van Gent (que serviu Filipe II de Espanha), Marten (e seu irmão Hendrick) van Cleve, Lucas de Heere, Anthonie Blocklandt van Montfoort, Thomas van Zirickzee , Simon van Amsterdam, Isaac Claesz van Swanenburg (soletrado Isaack Claessen Cloeck), Frans Menton, George Boba, os 3 irmãos Francken Jeroen, Frans e Ambrosius, Joos de cerveja, de Hans Maier van Herentals, Apert Francen van Delft, Lois van Brussel, Thomas van Coelen, Hans van Antwerpen Daelmans, Evert van Amersfoort, Herman van der Mast, van der Goude Damiaen, Jeroen van Vissenaken, Steven Croonenborgh Hage den UYT e Dirck van Haerlem Verlaen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário