Chamado Goethe-pé, nascido, 15fev1751 em Haina (Kloster) - 26fev1829 em Eutin, foi um alemão pintor da família de pintores Hesse "perna da mesa".
Tischbein foi o primeiro aluno de seu tio Johann Jacob em Hamburgo. Entre 1772/73, realizou uma visita de estudo à Holanda em 1777 e trabalhou com sucesso de retrato pintor em Berlim. Como muitos de seus colegas pintores(Angelika Kauffmann)seguiu destino para estudar na Itália em sua primeira estada em Roma, ele obteve em 1779 um estágio da Kassel Academia. Ele tomou após um estudo intensivo da arte antiga da virada do estilo do Rococó ao Clássico. Aqui ele pintou paisagens, pinturas história e natureza morta. 1781 a precisar de dinheiro, ele teve que cancelar a estadia em Roma. Ele virou-se depois para Zurique, com atenção na fisionomista Lavater e o filólogo Bodmer.
Em 1783 ele foi capaz de retornar a Roma após ele por Goethe mediado pelo Duque Ernst II de Gotha-Altenburg obter outra subvenção de 100 ducados ano. Nesta segunda estada na Itália até 1799. Fortaleceu amizade com Goethe, com quem entre 1786 e 1787 viajou a Nápoles e produziu sua obra mais celebre retratando Goethe como passageiro do Roman Campagna (mostra o epítome e nostalgia na região de Arcadia). Mais tarde, ela veio para a Alemanha em 1887 a partir da família de banqueiros Rothschild a Stadel Art Institute em Frankfurt am Main.
A partir do outono de 1789 a 1799, quando as tropas francesas invadiram Nápoles, Tischbein foi o diretor do ainda existente locais Art Academy (Accademia di Belle Arti). Desde 1808, ele trabalhou na corte de Pedro I, o Príncipe Regente de Oldenburg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário