segunda-feira, 23 de março de 2009
Baobá esculpido e a arte de Agustine Bukari Ayaab-win Aweasi
Na região de Limpopo em Moçambique, encontramos essa àrvore com artes esculpidas em seu tronco, artista ignorado.
Os baobás, embondeiros, imbondeiros ou calabaceiras (Adansonia) são um gênero de árvore com 8 espécies, nativas da ilha de Madagascar (o maior centro de diversidade, com seis espécies), do continente africano e da Austrália (com uma espécie em cada). As espécies alcançam alturas entre de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m no diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Destacam-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros.
Os baobás desenvolvem-se em zonas sazonalmente áridas, e são árvores de folha caduca, caindo suas folhas durante a estação seca. Alguns têm a fama de terem vários milhares de anos, mas como a sua madeira não produz anéis de crescimento, isso é impossível de ser verificado: poucos botânicos dão crédito a essas reivindicações de idade extrema. O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal. O nome Adansonia foi dado por Bernard de Jussieu em homenagem a Michel Adanson (1727-1806), botânico e explorador francês, quem primeiro descreveu o baobá no Senegal.
El escultor Agustine Bukari Ayaab-win Aweasi presenta el conjunto de figuras de la obra "Belén africano" expuesto en Portugalete (Bizkaia - Spain) entre el 21dez2009 el 6jan2010, work entitled "African Bethlehem"
bukari1999@yahoo.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Nossa que árvore incrível! E o trabalho deve ter durado anos, também! Desculpe pela ingorância, mas a madeira do baobá é dura, não? É bem possível que não tenha sido só trabalho de uma única pessoa.
Isto é mentira...Essa arvore se localiza no parque tematico Animal Kingdom da disney world em orlando
Postar um comentário