Visando o melhor desenvolvimento do educando, o Conservatório de Tatuí (maior instituição de ensino musical da América Latina na atualidade), se empenha em realizar diversos eventos de caráter artístico-pedagógico, que complementam os trabalhos de formação, capacitação e qualificação para o trabalho musical. Condensados em curto espaço de tempo, tais eventos explanam de forma intensa sobre os mais importantes tópicos técnico-pedagógicos que fazem parte da estrutura educacional da música brasileira e universal, bem como, exemplificam sua concretização prática através de apreciação da excelência artística.
Saxofonia - quarteto de saxofones
O Encontro Internacional de Saxofonistas (ESAX) se norteia pela filosofia de valorização à abrangência técnico-pedagógica e descentralização das vertentes estilísticas, respeitando o caráter que o instrumento adquiriu através de sua utilização ao longo da história.
Grupo Vibrasax (Scherzo) - Apresentação realizado no foyer Mário Covas do Teatro Procópio Ferreiro pelo 4º EIS (23/09/2010).
O saxofone é sem dúvida o instrumento de sopro que se consolidou artisticamente em mais formas estilísticas diferentes. É admirado por todo tipo de público pois possui uma representatividade que se estende desde a cátedra acadêmica até a mídia de massa, passando tanto por valores tradicionais de resgate cultural quanto pelas linhas de pensamento da música experimental de vanguarda.
Brasilidades
Desta forma, o ESAX - Tatuí visa proporcionar mostras do panorama contemporâneo da atuação de saxofonistas do Brasil e Exterior, no âmbito da música erudita e popular, possibilitando a apreciação de músicos de renome nacional e internacional, em atividades artísticas e pedagógicas. Possibilitar a atualização de informações sobre o desenvolvimento histórico do instrumento, repertório e estratégias técnico-pedagógicas.
Oblivion (Astor Piazzola)
Possibilitar a divulgação das atuais instituições públicas brasileiras de ensino técnico e acadêmico do instrumento. Propiciar o intercâmbio de informações gerais sobre saxofone entre estudantes, músicos amadores e profissionais.
Lamentos (Pixinguinha)
Como estratégia artística para se compor o quadro de artistas e profissionais convidados ao ESAX, são levados em consideração, principalmente, os seguintes critérios de relevância: - relevância histórica de carreira artística, relevância de produção discográfica, relevância de produção bibliográfica, relevância de especialização metodológica, relevância de visibilidade artística na atualidade, relevância de especialização técnica específica, relevância de inovação em abordagem técnico-pedagógica, relevância de pesquisa acadêmica, relevância de representatividade estilística.
Fudge Fugue em G menor (J. S. Bach)
Como estratégia pedagógica, de acordo com o perfil do convidado se usa um dos seguintes formatos de atuação: - workshop – consiste na explanação de assuntos específicos ao desenvolvimento técnico, para platéia passiva, podendo ou não ser usada estrutura áudio-visual ou exemplificação através de uso de material humano devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - masterclass (aula aberta) - consiste na orientação prática à saxofonistas que se inscrevem com o intuito de participar ativamente tocando em frente ao grupo obras de repertório que caracterizam a especialização do orientador, devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - oficina – consiste na orientação prática à grupos pequenos ou grandes, de participantes inscritos para se especializar no assunto abordado pelo orientador podendo ser realizado de forma setorizada ou ocorrendo seqüencialmente ao longo de todo o evento.
4° Encontro Internacional de Saxofonistas em Tatuí - 2010 Big Band do Conservatório de Tatuí
Arranjo: Ademir Júnior, Trompete solo: Diego Garbin, Saxofone Tenor: Ademir Júnior, Música: John Coltrane.
As oficinas não são abertas ao público para participação através de perguntas. - palestra – consiste na explanação de qualquer assunto relevante a especialização dos saxofonistas, para platéia passiva, podendo ou não ser usada estrutura áudio-visual ou exemplificação através de uso de material humano devendo ser aberto ao público para participação através de perguntas. - mesa redonda (debate) – consiste na reunião de diversos convidados para que junto ao grande grupo sejam expostas, comentadas e debatidas opiniões, pontos de vista, experiências, críticas, sugestões e planejamentos relevantes ao futuro da atividade musical do saxofonista.
Aria das Bachianas brasileiras nº5 (3º EIS final) - Heitor V. Lobos
Paralelamente às atividades artísticas e pedagógicas do ESAX – Tatuí é de extremo interesse, para nós organizadores, a maior participação possível de parceiros institucionais e comercias. O ESAX reúne durante seus três dias de atividades, um público especializado de centenas de estudantes, amadores e profissionais de saxofone, que sempre demonstram acentuado interesse em tudo o que diz respeito ao seu instrumento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário