terça-feira, 12 de maio de 2009

As cores na mídia


A cor pode informar e muito. Principalmente quando utilizada com consciência pelos profissionais da Comunicação. É isso que afirma e comprova o jornalista e designer, doutor em Comunicação e Semiótica e professor de graduação e pós-graduação em Comunicação da Unesp Luciano Guimarães em seu livro As cores na mídia.

O livro, que dá continuidade à obra anterior (A cor como informação, de 2001), é resultado de mais de 20 anos de pesquisa do autor e põe em cheque as concepções que reduzem o significado das cores ao senso comum, mostrando como profissionais de jornalismo e designers de notícias podem fazer uso consciente da cor como informação.

Compreendendo a cor como um dos mediadores de recepção mais instantânea na comunicação jornalística, o livro aborda as intenções no uso da cor como informação e cria um instrumento teórico para a análise e a elaboração de produtos jornalísticos que utilizam imagens em cores, como jornais, revistas, websites e telejornais. A obra apresenta um novo domínio para a cor, voltado para a informação produzida pela mídia jornalística.

Sobre a redução do significado das cores ao senso comum – vermelho é a cor da paixão; branco da paz; preto do luto... – o autor dirige um forte alerta: “nem mesmo um mundo desprovido de cor seria tão insignificante como o dessa redução que mina, aos poucos, toda nossa competência comunicativa diante do uso da cor”. É exatamente o oposto dessa redução que As cores na mídia propõe.

Guerra, Eleições e Copa do Mundo em cores na mídia

Guimarães analisa a utilização da cor na cobertura feita pelos principais veículos de comunicação brasileiros e alemães em eventos recentes, como o ataque ao World Trade Center e suas conseqüências, a Copa do Mundo de 2002 e as últimas eleições presidenciais no Brasil. O livro tem 280 ilustrações, que reproduzem páginas de jornais, revistas, websites e cenas de TV.

Após analisar e descrever uma série de ações positivas e de ações negativas do uso da cor-informação, As cores na mídia apresenta um modelo instrumental para a cor, que serve tanto para a análise quanto para a produção das informações da mídia em que a cor seja um importante elemento de significação.

Trata-se de uma estrutura de orientação para a compreensão e o uso da cor como informação, que indica comportamentos para o uso consciente e responsável ou para a análise objetiva das cores na mídia. Um instrumento importante para jornalistas, designers de notícia que queiram explorar o poder comunicacional das cores e também para a formação de leitores mais conscientes.

Serviço:
As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo
210 págs. Editora Annablume, R$ 40,00

Do mesmo autor:
A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores (São Paulo: Annablume, 2001).

Para mais informações sobre o livro, o autor e exemplos de uso da cor como informação, consulte: http://paiero.guimaraes.sites.uol.com.br
Contato com o autor: lguimaraes@faac.unesp.br

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