sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Portal VITRUVIUS - Drops



Colaboração em Drops. Caso você tenha interesse em publicar nesta editoria
A publicação em "Drops" deve atender algumas normativas:
texto deve ter um máximo de 8.000 caracteres (com espaços);
texto pode ter tema e abordagem livre, com preferência para arquitetura, urbanismo, paisagismo e arte;
em textos não inédito deve constar referência completa da publicação original (nome, editora, data, cidade, página, etc);
imagens para ilustração devem ser enviadas em arquivos JPG, RGB, 500 pixels de largura, altura na proporção; as imagens, em torno de 1 a 4, não podem, em hipótese alguma, ter problemas de direitos autorais;
enviar texto e imagens, em arquivos separados, para portalvitruvius@vitruvius.com.br.

Informações complementares:
a colaboração não é remunerada;
o texto fica disponibilizado por tempo indeterminado;
as colaborações não acordadas previamente serão avaliadas preliminarmente; por se tratar de uma editoria de variedades, os critérios fundamentais para a aprovação é o interesse do assunto e a ausência de teor ofensivo;
qualquer dúvida, entre em contato, no email acima.

drops | ÍNDICE DE AUTORES

ALVES, Cauê | Em obras. O inacabamento do projeto moderno
drops 15.09 | agosto 2006
AMPARO, Pitanga do | Casa de Konstantin Stepanovich Melnikov. Patrimônio moderno em risco na Rússia
drops 14.07 | março 2006
ARAUJO, Emanoel | As flores, os frutos, os bichos, os pássaros e os seres. O Brasil de Francisco Brennand
drops 20.05 | dezembro 2007
ARAÚJO, Leandro | Naturezas artificiais. E outros pontos de contato entre dois artistas contemporâneos e templos da Igreja Universal
drops 17.09 | maio 2007
ARRUDA, Ângelo Marcos | XXIII Congresso da UIA em Istambul. Relato dos fatos ocorridos no evento ocorrido em julho de 2005
drops 11.09 | julho 2005
ARUCA, Lohania | O centro histórico de São Paulo / El centro histórico de Sao Paulo
drops 08.02 | abril 2004 | versão em espanhol
ARUCA, Lohania | Olhar estrangeiro. Uma vista panorâmica da terceira cidade do mundo: São Paulo / Mirada extranjera. Una vista panorámica de la tercera ciudad del mundo: São Paulo
drops 02.02 | novembro 2000 | versão em espanhol
AZEVEDO, Rodrigo | Artes de portas fechadas. 4ª edição do prêmio Interferências Urbanas
drops 05.09 | julho 2002
BALTAZAR, Ana Paula | Archis is... Revista de arquitetura holandesa muda formato mas continua afiada
drops 03.08 | junho 2001
BALTAZAR,Ana Paula | Buckminster Fuller. O salvador do mundo
drops 01.05 | outubro 2000
BARBOSA, Antônio Agenor | O pobre e o político na terra do sol. Fotos gigantescas de gente nem tanto...
drops 17.01 | janeiro 2007
BARBOSA, Antônio Agenor de Melo | Barra da Tijuca, a terra dos condomínios. Meandros da urbanização
drops 09.03 | setembro 2004
BARBOSA, Marcelo; CORBUCCI, Jupira | Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo. Sugestões para mudanças
drops 12.01 | agosto 2005
BARBOSA, Vinicius | Sala de descompressão. Utopia ou necessidade?
drops 14.05 | março 2006
BARDA, Marisa | Frate Sole: mais um prêmio para Álvaro Siza. II Premio internacional de arquitetura sacra, Pávia, Itália
drops 02.04 | novembro 2000
BARDA, Marisa | The New York Times. A nova sede futurista projetada por Renzo Piano
drops 01.09 | novembro 2000
BARNEY CALDAS, Benjamín | A Bienal Colombiana de Arquitetura. E o grande pecado dos arquitetos / La Bienal Colombiana de Arquitectura. Y el gran pecado de los arquitectos
drops 09.07 | outubro 2004 | versão em espanhol
BARNEY CALDAS, Benjamin | Cidade? Edifícios ou imagens? / ¿Ciudad? ¿Edificios o imágenes?
drops 02.09 | março 2001 | versão em espanhol
BARNEY CALDAS, Benjamin | Ruas e quadras / Calles y manzanas
drops 19.05 | outubro 2007 | versão em espanhol
BOUFLEUR, Rodrigo | A questão da gambiarra. O design espontâneo para necessidades específicas
drops 18.05 | junho 2007
BRANDÃO, Otávio Curtiss Silviano | O desenho não-transparente
drops 12.08 | outubro 2005
BRUSCATO, Underlea | Congresso de Expressão Gráfica Arquitetônica em Granada, Espanha. Desenhar o que não vemos...
drops 08.05 | junho 2004
CAMPOS, Márcio C. | De New Orleans a Le Corbusier: uma provocação
drops 12.07 | setembro 2005
CANTIS, Ariadna | Versão espanhola da identidade iberoamericana. Panorama emergente Ibero-americano / Versión española de la identidad iberoamericana. Panorama Emergente Iberoamericano
drops 07.05 | novembro 2003 | versão em espanhol
CELANI, Gabriela | eCAADe'23. A busca de novos paradigmas para a geração da forma arquitetônica assistida pelo computador
drops 13.06 | janeiro 2006
CELANI, Gabriela; PUPO, Regiane | Sigradi 2006 – Santiago de Chile. Um novo paradigma para o uso da informática na arquitetura
drops 18.07 | julho 2007
CELANI, Gabriela | XI SIGRADI. Kolarevic propõe novos usos da informática na geração da forma arquitetônica
drops 20.04 | dezembro 2007
CESTARO, Lucas | Discurso de formatura. A crença no possível
drops 08.01 | março 2004
CONVERTI, Roberto | Bilbao, Espanha. Um transcendente debate internacional sobre o futuro das cidades portuárias / Bilbao, España. Un trascendente debate internacional sobre el futuro de las ciudades portuarias
drops 11.08 | julho 2005 | versão em espanhol
CONVERTI, Roberto | Build Up Expo. O primeiro Salão da Arquitetura e da Construção na Feira de Milão / Build Up Expo. El primer Salon de la Arquitectura y de la Construcción en la Feria de Milan
drops 20.06 | dezembro 2007 | versão em espanhol
CONVERTI, Roberto | Espaço público. Direitos humanos e diversidade cultural / Espacio público. Derechos humanos y diversidad cultural
drops 14.06 | março 2006 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
CORINALDI, Vittorio | Bienal de Veneza. Um enfoque particular
drops 17.07 | março 2007
CORINALDI, Vittorio | Prêmio Pritzker para Paulo Mendes da Rocha. Arquitetura brasileira reassume papel de lúcida vanguarda no panorama internacional
drops 15.03 | junho 2006
CORINALDI, Vittorio | Raízes. Ville Savoye e edifício sede do Partido Comunista em Paris
drops 04.06 | outubro 2001
CORINALDI, Vittorio | Siza e Botta em Israel. Simplicidade e simbolismo na arquitetura contemporânea
drops 03.07 | junho 2001
CORONA, Marilice | Em defesa de uma ausência
drops 15.04 | junho 2006
CORREA, Celina Britto | Arquitetura bioclimática. Adequação do projeto de arquitetura ao meio ambiente natural
drops 04.07 | novembro 2001
COSTA, Maria Elisa | Triste Bahia. É preciso impedir o desmonte do prédio da Prefeitura de Salvador
drops 09.06 | outubro 2004
COSTA, Xico | Síntese gráfica. Funes, el memorioso, e o Colégio de Cartógrafos do Império
drops 10.06 | março 2005
COSTA, Xico | Uma cidade brasileira... Mais um motorista e um transeunte às oito horas da noite de uma sexta-feira
drops 05.01 | dezembro 2001
COURA, Tatiana | Oscar Niemeyer no Congresso do IAB no Rio de Janeiro. Humor e irreverência do mestre da arquitetura brasileira
drops 06.06 | maio 2003
CUNHA JR, Jaime | Estratigrafia urbana Metamorfose e superposições
drops 07.03 | outubro 2003



DAMM, Cristina | Imagens existenciais de um colapso anunciado. A queda da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Artes da UMSA / Imágenes existenciales de un colapso anunciado. El colapso de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Artes de la UMSA
drops 09.04 | setembro 2004 | versão em espanhol
DE CHIRICO, Marise | 8ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. Melhora da mostra expressa desenvolvimento do setor
drops 15.08 | agosto 2006
DE CHIRICO, Marise | O design de livros – Espanha/Brasil. Impressões sobre o ciclo de debates
drops 18.03 | maio 2007
DEL BRENNA, Giovanna Rosso | Biennale di Venezia 2006. Sobre 10ª Mostra Internazionale di Architettura
drops 17.06 | março 2007
DEL BRENNA, Giovanna Rosso | Brazil in Venice / Brasil in Venezia. A participação brasileira na Bienal de Artes desse ano
drops 03.09 | junho 2001
DEL BRENNA, Giovanna Rosso | Less aesthetics, more ethics? A demissão de Massimiliano Fuksas da Bienal de Veneza
drops 02.01 | novembro 2000
DEL BRENNA, Giovanna Rosso | Salone del Mobile di Milano. A vida real revisitada pelo Droog Design
drops 05.07 | junho 2002
DEL RIO, Vicente | Entre o Real e o Imaginário. O Seminário Internacional Psicologia e Projeto do Ambiente Construído
drops 01.08 | outubro 2000
DI PRIMIO, Maria do Carmo Macie | lXIII Exposição Bikoo-Tem. Trabalhos em técnicas diversa com influência japonesa
drops 04.02 | julho 2001
DI PRIMIO, Maria do Carmo Maciel | Carlos Scliar (1920-2001). Morre um dos mestres brasileiros da gravura e da pintura
drops 03.05 | maio 2001
DIAS, Fabiano Vieira | Cidade suja. Emporcalhamento do espaço público durante as eleições gerais
drops 09.08 | novembro 2004
DIZIOLI, Paulo | Adalberto Libera: formas da razão. Exposição no Centro Georges Pompidou / Beaubourg, em Paris
drops 04.03 | julho 2001
DOMINGUES, Adriano Carnevale | re-HurbManismo. Manifesto sobre a ocupação e utilização de nossas cidades
drops 14.09 | maio 2006
DUDEQUE, Irã | Contra a arquitetura moderna. Atentado contra a arquitetura moderna de Curitiba
drops 06.09 | julho 2003
FABIANO JR, Antonio | Brésil, Brésils. O ano do Brasil na França
drops 12.04 | agosto 2005
FABIANO JR, Antonio | Um futuro possível para Jundiaí. Por um novo dinamismo na condução da cidade
drops 07.08 | fevereiro 2004
FERGUSON, Francesca | Arch/Scapes. Negociando arquitetura e paisagem / Arch/Scapes. Negotiating architecture and landscape
drops 20.03 | novembro 2007 | versão em inglês
FERRACINI, Stefano | Arquitetos Italianos em Portugal. A mobilidade dos estudantes universitários na Europa
drops 11.05 | maio 2005
FERRAZ, Marcelo | Graças e desgraças de nossas cidades
drops 19.03 | setembro 2007
FIGUEROA, Mario | Olhar estrangeiro. 15º Taller Internacional de Cartagena de Índias: contextualismo e espaço público
drops 05.04 | maio 2002
FUNARI, Pedro Paulo A. | A diversidade e o patrimônio em discussão
drops 13.05 | dezembro 2005
FUREGATTI, Sylvia | A quadra, o trânsito e a arte contemporânea em Campinas
drops 13.02 | novembro 2005
FURTADO, Cláudio | Twin Towers... Reproduzir ou não reproduzir símbolo destruído?
drops 05.03 | maio 2002
GONZÁLEZ ORTIZ, Humberto | A Mega-biblioteca Vasconcelos / La mega-biblioteca Vasconcelos
drops 18.01 | maio 2007 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
GONZÁLEZ ORTIZ, Humberto | Museu Guggenheim em Bilbao / Museo Guggenheim en Bilbao
drops 19.07 | outubro 2007 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
GORSKI, Michel Todel | Calçada paulista. Uma calçada, a mais, para São Paulo
drops 20.01 | novembro 2007
GUERRA, Abílio | Arquitetura para todos. Exposição Coletivo no MariAntonia
drops 16.04 | outubro 2006
GUERRA, Abílio | Morte em Veneza: o plano de salvamento vai funcionar? Desconfiança sobre eficácia dos novos diques móveis
drops 10.05 | fevereiro 2005
GUERRA, Abílio | Thom Mayne, Morphosis. Ganhador do Prêmio Pritzker 2005
drops 10.08 | março 2005
GUIMARAENS, Cêça | O espaço-favela é do carioca. Mas, cinicamente e graças a todos, é do resto do mundo também
drops 13.03 | novembro 2005
GUTIERREZ, Ramón | A história da arte ibero-americana começa com Mr. Jonathan Brown! Estudos de uma etapa “adolescente”... / La historia del arte iberoamericano empieza con Mr. Jonathan Brown! Estudios en una etapa “adolescente”...
drops 06.04 | janeiro 2003 | versão em espanhol
GUTIERREZ, Ramón | Rogelio Salmona (1929 - 2007). O melhor de todos / Rogelio Salmona (1929 - 2007). El mejor de todos
drops 19.06 | outubro 2007 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
HENDRY, Carlos Morais | Reversão da antiga Zona do Canal do Panamá. Distâncias corporais, proximidades anímicas / Reversión de la antigua Zona del Canal de Panamá. lejanías corporales, proximidades anímicas
drops 06.01 | julho 2002 | versão em espanhol
HIRAO, Flávio Higuchi | Arquitetura, imagem e movimento. Cinema na avenida
drops 18.09 | agosto 2007
HUYER, André | Imprensa maltrata Niemeyer. Revistas brasileiras desperdiçam fatos positivos de Niemeyer e batem nele maldosamente
drops 06.03 | setembro 2002
JAUREGUI, Jorge Mario | Urdimbres. Apresentação na 12ª Documenta de Kassel
drops 18.08 | agosto 2007
JORGE, Cristina | Concurso Centro das Artes Cênicas de Madri. Cor, luz e emoção no projeto de Juan Navarro Baldeweg / Concurso Centro de las Artes Escénicas de la Comunidad de Madrid. Color, luz y emoción en proyecto de Juan Navarro Baldeweg
drops 02.08 | fevereiro 2001 | versão em espanhol
JORGE, Cristina | Publicidade e TV / Publicidad y TV
drops 01.03 | setembro 2000 | versão em espanhol
JORGE, Cristina | Sobre o prêmio para o metrô de São Paulo. e mais assuntos metroviários e arquitetônicos
drops 01.07 | outubro 2000
JORGE, Liziane de Oliveira | Teoria + ateliê... A boa formação do arquiteto
drops 04.09 | dezembro 2001
KATO, Marco Aurélio | Poluição oficial urbana. O soterramento da paisagem paulistana
drops 14.04 | março 2006
KIEFER, Flávio | Arquitetura e museu na contemporaneidade. Quando a arquitetura brasileira fazia museus
drops 05.02 | fevereiro 2002
LACOMBE, Octavio | Um cineasta esboça um arquiteto. Frank Gehry por Sydney Pollack
drops 16.05 | outubro 2006
LAUANDE, Francisco | O exame de ordem para arquitetos. Uma contribuição importante para o ensino da arquitetura
drops 12.03 | agosto 2005
LEIRNER, André | Devi's Deal em São Paulo. Argumento exposto no Seminário Novas Governanças Metropolitanas, Banco Mundial-IETS, maio de 2006
drops 19.04 | setembro 2007
LEITE, Julieta Vasconcelos | Exposição Bétons: étonnez-vous. A revolução técnica no concreto, o mais antigo material do futuro
drops 17.05 | fevereiro 2007
LEON, Ethel | Mulheres – o corpo, lugar do não-desejo. Vanessa Beecroft na 25ª Bienal de São Paulo
drops 05.06 | junho 2002
LIMA, João Filgueiras (Lelé) | Brasil Arquitetura. Respeito à memória, tradições e características climáticas brasileira
drops 16.02 | outubro 2006
LIMA, Marcus | Planejamento e globalização. Tecnologia de comunicação e padronização de mercados
drops 09.01 | agosto 2004
LIMA, Zeuler | Museu de Arquitetura Brasileira. Um diálogo projetual com o moderno
drops 16.06 | novembro 2006
MANSKI, Sonia | Arquitetura favorece encontro. Bar Balcão e a releitura do tradicional bar de esquina
drops 13.08 | fevereiro 2006
MARQUES, Sergio M. | [Re]Visitando Roca
drops 15.06 | julho 2006
MARQUES, Sergio M. | Álvaro Siza Vieira. O projeto do Museu Iberê Camargo em Porto Alegre
drops 07.01 | julho 2003
MARQUES, Sonia | Quando a rainha vai à opera. Ou de como na tela ou no papel, tudo cabe
drops 17.08 | abril 2007
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Alejandro Zaera Polo e Farshid Moussavi. FOA: uma atitude mental / Alejandro Zaera Polo y Farshid Moussavi. FOA: una actitud mental
drops 09.02 | setembro 2004 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Arquiteto como adjetivo. A arquitetura do STEMarquitectes / Arquitecto como adjetivo. La arquitectura de STEMarquitectes
drops 15.02 | maio 2006 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Arquitetura artificial. Deixar de acreditar em promessas, para aceitar a experiência / Arquitectura artificial. Dejar de creer en promesas, para aceptar la experiencia
drops 08.07 | julho 2004 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Arquitetura para a boa educação. Escola de ensino primário Gitanjali em Badalona / Arquitectura para la buena educación. Escuela de enseñanza primaria Gitanjali en Badalona
drops 11.02 | abril 2005 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | David Chipperfield. A correção das formas / David Chipperfield. La corrección de las formas
drops 18.06 | julho 2007 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Ensaios sobre tecnologia. coleção de livros de bolso com Eisenman e outros / Ensayos sobre tecnologia. colección de libros de bolsillo con Eisenman y otros
drops 02.06 | novembro 2000 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Existenzmaximum. Habitações para jovens / Existenzmaximum. Viviendas para jóvenes
drops 10.01 | dezembro 2004 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Flores e Prats. Sensibilidade no pragmatismo / Flores e Prats. Sensibilidad en el pragmatismo
drops 13.09 | fevereiro 2006 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Herzog & De Meuron: perturbar os sentidos. Dois novos projetos na Espanha, o CaixaForum de Madrid e a Cidade do Flamenco de Jerez, oferecem as chaves de sua obra / Herzog & De Meuron: perturbar los sentidos. Dos nuevos proyectos en España, el CaixaForum de Madrid y la Ciudad del Flamenco de Jerez, ofrecen las claves de su obra
drops 11.04 | maio 2005 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Morphosis. Em estado de formação
drops 16.08 | janeiro 2007 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | O campo é o santuário / La cancha es el santuario
drops 18.02 | maio 2007 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Revolução "IT" / "IT" Revolution
drops 02.05 | novembro 2000 | versão em espanhol
MASSAD, Fredy; GUERRERO YESTE, Alicia | Rock over barock. A obsessão pelo desenho espacial na Áustria / Rock over barock. La obsesión por el diseño espacial en Austria
drops 14.08 | março 2006 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
MASSAD, Fredy | Vazios críticos / Vacíos críticos
drops 19.01 | setembro 2007 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
MEJÍA REZA, Silvia | A nova biblioteca do México. Exemplo vanguardista da produção arquitetônica / La nueva biblioteca de México. Ejemplo vanguardista de la producción arquitectónica
drops 16.03 | outubro 2006 | versão em espanhol
MÉNDEZ, Patricia | Federico Ortiz Perry. As imagens da arquitetura / Federico Ortiz Perry. Las imágenes de la arquitectura
drops 15.01 | maio 2006 | versão em espanhol
MEURS, Paul | Jo Coenen. Rijksbouwmeester
drops 01.01 | setembro 2000
MIAZAKI, Élcio Yoshinori | Entre o verbo e o visual... Quatro fragmentos de um trabalho final de graduação
drops 04.04 | agosto 2001
MORAES, José | Projeto de requalificação da Rua Augusta. Recuperação da identidade e a ambiência da rua mitológia
drops 07.04 | outubro 2003
MOREIRA, Pedro | Giancarlo de Carlo, 1919-2005. Morre um dos fundadores do “Team X”
drops 11.06 | junho 2005
MULLER, Willy | Jaime Lerner no IaaC. Palestra em Barcelona
drops 07.07 | fevereiro 2004
MULLER, Willy | Nelson Brissac no IaaC. Palestra em Barcelona
drops 07.09 | março 2004
MÜLLER, Willy; BRISSAC, Nelson | Brasil. Um território infra-estrutural
drops 08.03 | abril 2004
MUNITA LIRA, Hernán | Prêmio Nacional de Arquitectura 2002. A obra em aço e vidro de Juan Sabbagh Pisano / Prêmio Nacional de Arquitectura 2002. La obra en acero y cristal de Juan Sabbagh Pisano
drops 05.08 | julho 2002 | versão em espanhol
NACCACHE, Reynaldo | A cor e os materiais no projeto arquitetônico
drops 16.07 | dezembro 2006
NADOR, Mônica | Paredes pintadas
drops 04.01 | julho 2001
NOGUEIRA, Sylvio | Equívoco histórico em fachadas. O que não fazer na manutenção das construções
drops 09.05 | outubro 2004
OLIVEIRA, Ana Rosa | A reforma do Reichstag. Transparência e acessibilidade pública em um edifício energeticamente eficiente
drops 12.06 | agosto 2005
OLIVEIRA, Maria do Céu Diel de | A pedagogia da escuta. A relação entre ensino e cidades reais e imaginárias
drops 11.07 | junho 2005
OLIVEIRA, Olívia de | Aproximar o ouvido às cidades. Instalações sonoras de Pierre Mariétan
drops 05.05 | maio 2002
OLIVEIRA, Olívia de | Vila Karma. Primeiro edifício realizado por Adolf Loos
drops 01.02 | setembro 2000
ORCIUOLI, Affonso | Macunaímas e Abaporus. Na São Paulo Desvairada / Macunaímas y Abaporus. En la São Paulo Desvariada / Macunaímas i Abaporus. A la São Paulo desvariada
drops 11.03 | maio 2005 | versão em espanhol | versão em catalão
ORCIUOLI, Affonso | Projeto Casa Barcelona 2001. Muita tecnologia e pouca arquitetura
drops 03.06 | maio 2001
PAGNONCELLI, Francesca | Entre os dois brigões. Polêmica entre Massimiliano Fuksas e Vittorio Gregotti / Tra i due litiganti. Massimiliano Fuksas X Vittorio Gregotti
drops 04.05 | setembro 2001 | versão em italiano
PAVIANI, Aldo | Políticas públicas. Os problemas "brasileiros" da periferia de Brasília
drops 10.02 | dezembro 2004
PENNA, Gustavo | Ainda Pampulha? A persistência de uma tradição
drops 14.01 | fevereiro 2006
PEREIRA, Rosa Maria Alves | Belo Horizonte. A paisagem desejada
drops 10.07 | março 2005
PIGNATARI, Décio | A persistência do nudismo abstrato. Os objetos franciscanamente contundentes de Almandrade
drops 17.04 | fevereiro 2007
PISANIELLO, Anderson | Toronto Mountain Bike Park. Abrigando público e esportistas do rigoroso inverno do Canadá
drops 10.09 | abril 2005
POLIZZO, Ana Paula | Arquitetura moderna desconhecida. Pesquisando a obra de Enéas Trigueiro no Rio de Janeiro
drops 03.04 | abril 2001
PONCE, Alfonso Ramírez | A palavra diseño
drops 19.09 | novembro 2007 | tradução ivana barossi garcia | versão em espanhol
PORTELA, Giceli | Casa João Luiz Bettega. Projeto de Vilanova Artigas em Curitiba
drops 08.04 | maio 2004
PORTELLA, Underléa Bruscato | A plástica do espaço. Exposição de maquetes de arquitetura contemporânea / La plástica del espacio. Exposición de maquetas de arquitectura contemporánea
drops 07.06 | janeiro 2004 | versão em espanhol
PORTELLA, Underléa Bruscato | Pavilhão MET Novas tendências em moda, arquitetura, cinema e arte
drops 13.01 | outubro 2005
QUETGLAS, Josep | 9 m2 (+ou-) de instrumentos para luz zenital. Instalação de Elias Torres / 9 m2 (+ou-) de instrumentos para luz cenital. Montaje de Elias Torres
drops 02.03 | novembro 2000 | versão em espanhol
RABELO, Clévio | Igreja sem dono. Projeto imaginário para concurso da PUC-Campinas
drops 03.03 | abril 2001
RABELO, Clevio | Sobre revistas e revisões o que aconteceu com as revistas brasileiras de arquitetura?
drops 10.03 | janeiro 2005
RIGHETTO, Sérgio | The Gates inaugurada em Nova York. Intalação de Christo e Jeanne-Claude cria "rios cor-de-alcafrão" no Central Park
drops 10.04 | fevereiro 2005
RIVERA, Pedro | Jean Nouvel e Christian de Portzamparc. Intervenções que renovam a arquitetura carioca
drops 06.05 | fevereiro 2003
ROSA, Gabriel Botelho Neves da | Pedros pedreiros. Edifícios “inteligentes”, pedreiros analfabetos...
drops 07.02 | setembro 2003
RUSSO, Filomena | Great Court de Norman Foster. A praça envidraçada
drops 02.07 | dezembro 2000



SABBAG, Haifa | Prêmio Internacional de Arquitetura Francesco Borromini. Jean Nouvel é o vencedor
drops 03.02 | março 2001
SACRAMENTO, Enock | Aldemir Martins, desenhista brasileiro
drops 20.02 | novembro 2007
SAIBROSA, Joene | Novos rumos da arquitetura? Falta de ética e hipocrisia no exercício da profissão
drops 08.06 | julho 2004
SANCHES, Aline Coelho | Arquitetura de interiores: organização expositiva e museográfica. O projeto de Giancarlo Palanti para a KLM em 1959
drops 15.07 | julho 2006
SANDOLI, Ana Carolina | Deriva... Interrogações para o passado e para o futuro
drops 03.01 | março 2001
SANTANNA, José Alex | Acidentes de trânsito. Qual a responsabilidade da administração pública?
drops 13.07 | janeiro 2006
SANTOS, Álvaro Rodrigues dos | Acidentes em obras de engenharia. Deveria ser crime culpar a natureza
drops 16.09 | janeiro 2007
SANTOS, Álvaro Rodrigues dos | Enchentes urbanas não são fenômenos inevitáveis. Como acabar com as enchentes com três ações
drops 19.02 | setembro 2007
SCHEIN, Françoise; BUEL, Romaric | Favelité. Onde você vive?
drops 12.09 | outubro 2005
SEGRE, Roberto | América Latina em evidência. A presença da arquitetura latino-americana nos Estados Unidos
drops 11.01 | abril 2005
SEGRE, Roberto | Crônicas Européias. Produção arquitetônica e eventos culturais no circuito Paris-Bruxelas em maio de 2003
drops 06.07 | maio 2003
SEGRE, Roberto | Docomomo-Rio. Um novo esforço na defesa do patrimônio moderno fluminense
drops 17.02 | janeiro 2007
SEGRE, Roberto | Miguel Ángel Roca. Distâncias corporais, proximidades anímicas / Miguel Ángel Roca. Lejanías corporales, proximidades anímicas
drops 01.04 | setembro 2000 | versão em espanhol
SEGRE, Roberto | Novas tipologias urbanas no subúrbio carioca. Workshop internacional no PROURB da FAU/UFRJ dirigido pela arquiteta búlgara Galina Tahchieva
drops 06.08 | julho 2003
SEGRE, Roberto | Ulm redivivo. Doctor Honoris Causa para Tomás Maldonado e Gui Bonsiepe / Ulm redivivo. Doctor Honoris Causa para Tomás Maldonado y Gui Bonsiepe
drops 04.08 | dezembro 2001 | versão em espanhol
TAMAI, Sidney | Gabusianos na Rodoviária
drops 15.05 | julho 2006
TEIXEIRA, Carlos M; GANZ, Louise | Amnésias Topográficas. Palafitas e pilotis de Belo Horizonte
drops 09.08 | novembro 2004
TORELLY, Luiz Philippe Peres | Brasília. 50 anos da realização do Plano Piloto
drops 17.03 | janeiro 2007
TORELLY, Luiz Philippe Peres | Berlim. O renascimento de uma cidade
drops 19.08 | outubro 2007
TRENTIN, Patrícia | O patrimônio cultural edificado e sua gestão. A preservação e conservação do patrimônio histórico na cidade moderna
drops 12.05 | agosto 2005



VANNUCCHI, Gianfranco | Encontro de Povos Indígenas no SESC Belenzinho. Abrigo de Königsberger e Vannucchi
drops 08.08 | agosto 2004
VÉLEZ JAHN, Gonzalo | No ar... Fascinantes novas formas de comunicação digital / En línea... Fascinantes nuevas formas de comunicación digital
drops 08.09 | agosto 2004 | versão em espanhol
VERHOECKX, Eric | Da Casa Anglo-Brasileira às Casas Bahia. A respeito do debate em curso sobre artigo de Jorge Wilheim falando do Vale do Anhangabaú
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VOLKMER, José Albano | Estatuto da Cultura. Pelo desenvolvimento de uma política cultural brasileira
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WELISH, Marjorie | Palácio Stoclet de Josef Hoffmann, 1905. Patrimônio moderno em perigo
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WILHEIM, Jorge | Em defesa do projeto
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ZIELINSKY, Mônica | O acaso programado de Gisela Waetge
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Viktoria Vader

Cientista, Sc Cibernética, Doutora divina psicóloga, autora do programa "Comutação de relação positiva com a vida amando", artista e analista de Finanças.

You know, I catch myself on thought,
TODAY my living is a wine glass
It rages and intoxicates,
Because it is fullfil by LUCK.

Sometimes the head is turned
From the energy of Love overflowed ME
It seems I fly and shine by LIGHT
That presented to me the World, having told "LIVE"

"LIVE, to you I have presented the LOVE!
LIVE, with LOVE you will become stronger!
LIVE, having opened itself, you will open the WORLD!
LIVE, you have and feel FREEDOM, JOY and BLISS!
"

ensaio "A minha vida é amar"

Gostaria de compartilhar com você a não me perder, o amor, a alegria na rotina de atividades diárias e às vezes incoerente eventos. E eu não peço para concordar comigo, lembre-se - não há discurso concordando ou disagreeing.I não tente você no que convencer. Eu não tentar transformá-lo em qualquer crença, teoria, filosofia. Eu simplesmente compartilhar como ocorre-me, e talvez este processo vai ajudar a ver-lhe uma porta para o sonho na vida.

A humanidade entrou em uma época de uma personificação do amor maduro. Casal porque esse amor inclui não apenas sentimentos e emoções do amor antecipada, quando fortemente jogar hormônios.
Portanto, a finalidade básica do amor precoce é continuação de um gênero. Maturo, porque a pessoa se aproxima a realização da integridade como em si para com o mundo ao seu redor e por que seu amor inclui sensatez. Através do amor e sensatez vai apoiar-se, nativas e fechar em uma condição de integridade, harmonia e satisfação. Através do amor e sensatez você vai ser feliz a cada dia que não tenha trazido a você um mundo externo. A pessoa deve estar percebendo cada instante, amorosa e criativa.

Todos nós, pessoas activas e curiosas. Nós lemos livros, vemos transferências cognitiva na TV, nós vamos em seminários. E... Chegamos a confusão. Enquanto ouvimos a alguém, estamos de acordo. Mas em casa... Há e depois tentar aplicar os especialistas receberam as técnicas de si e... Às vezes, nós testamos profunda decepção. Ele não saiu, o resultado não era esperado, ficou pior. E essa decepção, mais fortemente, que foram mais ativos durante a curiosidade, o desejo de receber um conselho certo, para encontrar uma determinada doutrina e instantaneamente mudar a vida para melhor e para sempre. Isso leva à depressão, perda de sentido da vida.

Portanto, em primeiro lugar gostaria de prestar a sua atenção para alguns momentos que permitiram-me para não afundar. Você deve aprender neste mar-oceano de informações que caíram você, encontrar "próprio", o que é igual à sua alma. E só ter entendido, que o "próprio" para tentar colocá-lo à vida. Para não seguir uma moda, de não seguir uma regra "o homem famoso disse sobre isso, ele ajuda a Anna e ela agora está muito bem".

Haverá um conselho que você é livre e para não aceitar. Cada vez que você receber qualquer informação, percebemos que apenas a informação. Sim, diga a si mesmo, é interessante, gostaria de conhecer mais profundamente e mais perto, mas eu me lembro, que é a informação. Sim, ele ajudou a qualquer pessoa, e isso é ótimo. Mas agora eu investigar, se vai aproximar de mim!

prenda a segurar uma pausa. Durante uma pausa informação está firme e você pode ver a olho novo para ele. E é bem visível em provérbios. "De manhã é mais inteligente quanto à noite." Não se apresse para aplicar as informações durante a vida. Não pense quanto tempo for preciso. Na manhã de qualquer dia você vai entender, custos ou não é necessário usar essa dieta, esta prática, este conselho, esta doutrina. Não seja rápido. Mas não desista de uma informação apenas o seu primeiro pensamento que você "sabe". Claro, você sabe, a alma sabe tudo, mas você não usar o conhecimento na própria vida.

Assim é. O primeiro passo para entender de onde é a doutrina da dieta "própria", a prática, conselhos. Como entendê-lo melhor que eu mostro. Por que a pessoa nem sempre alcança a felicidade e harmonia na vida?

Uma das razões - que pretende recebê-lo de fora. A partir do deus, do sucesso, do destino, a partir de outra pessoa. E quando se deve mais fazer certos movimentos, que não quer ou tem medo. Em qualquer caso, começa a procurar argumentos porque não fez isso. E, certamente, encontra-los. A inteligência e um ego da pessoa é muito forte na criação de argumentos, doutrinas, teorias, as crenças que justificam a inércia própria e os sofrimentos próprios.

Portanto, o primeiro passo para a felicidade própria será em serem ter recebido o conhecimento "próprio", você libera a mão do professor que não seria, e vai de forma independente. O professor permanece ao lado, você sempre pode abordar a ele. Mas só na independência própria você percebe a validade dos desejos, o sonho. Só a independência que se torna mais forte, mais forte e mais confiante. Deve alertar você de dúvidas, as dúvidas não desaparecem. Aceitar dúvidas quanto aspecto da pesquisa, não crie dúvidas de seus próprios medos. Você é um pesquisador de uma vida curiosa e dúvidas apreender como indicador adicional de várias oportunidades de vida... Sua própria vida em suas mãos.

Talented musician who dresses as Darth Vader. He resides in Victoria, BC, Canada and can usually be found by the Inner Harbour. Here he is playing and singing a punk song he wrote.


Jorge Ricardo e Rodrigo Pessoa - Hipismo Brasil

Jorge Ricardo (Rio de Janeiro, 30set1961) é um jóquei brasileiro atualmente radicado na Argentina, que busca, em disputa pessoal com Russel Baze, jóquei canadense radicado nos Estados Unidos, o record mundial de vitórias em todos os tempos. É filho de Antônio Ricardo, catarinense de Urussanga, jóquei que conquistou o maior número de vitórias em hipódromos sulamericanos em uma temporada à sua época, passando após a atuar como treinador, hoje falecido. Aos 16 anos Jorge Ricardo começou a montar como aprendiz de jóquei no Hipódromo da Gávea, na cidade do Rio de Janeiro. Em 16nov1976 conseguiu sua primeira vitória em montando o cavalo Taim, treinado pelo seu pai, que também muito lhe ensinou da arte de condução. Em 1977 passou à categoria de jóquei. Iniciava-se assim, uma carreira de sucesso, com mais de 9.000 vitórias, 26 títulos de estatística como jóquei no Hipódromo da Gávea, e inúmeras vitórias em provas de grupo, como o Grande Prêmio Brasil, Grande Prêmio São Paulo e o Grande Prêmio Bento Gonçalves. Em junho de 2006 muda-se para a Argentina, com o objetivo de bater o recorde mundial de vitórias. Tornou-se ídolo e líder das estatísticas dos dois principais hipódromos da Argentina (Hipódromo Argentino de Palermo e Hipódromo de San Isidro), bateu o recorde mundial e atualmente já está com mais de 10.250 vitorias. Desde 1982 até hoje, ganhou 28 estatísticas anuais, 26 no Brasil e 2 na Argentina. Na temporada 1992/1993 (de 01/07/1992 a 30/06/1993) estabelece o recorde brasilero de 477 vitórias em um ano. Na temporada de 2008 voltou a bater, pelo segundo ano consecutivo, o recorde argentino de carreiras ganhas em um ano, com 467 vitórias Jorge Ricardo venceu Clássicos Internacionais (Grupo I) em todos os países da América Latina em que correu. Venceu mais de 150 clássicos de Grupo I, tendo vencido, inclusive, em 5 oportunidades, a prova mais importante do turfe sulamericano, o “Grande Prêmio Internacional Latino Americano” (Grupo I), enquanto seus perseguidores imediatos somente o fizeram em 2 ocasiões. O melhor cavalo que conduziu foi Much Better, um verdadeiro campeão. Entre os principais sucessos no Brasil estão o Grande Prêmio São Paulo de 1994, montando Much Better e o de 2005, montando Macbeth. Vitórias no Grande Prêmio Brasil em 1992 montando Falcon Jet e em 1994 montando Much Better. O campeão Jorge Ricardo atua em Buenos Aires no Hipódromo de San Isidro e Hipódromo Argentino de Palermo além do Hipódromo de La Plata, em La Plata, capital provincial, região metropolitana. Até 09jul2008: 10.263 vitorias, 59 de vantagem sobre o canadense (em atividade nos EUA) Russel Baze. Em 2009 Ricardo sofreu uma queda, diminuindo seu ritmo de montarias e em junho de 2009 foi ultrapassado por Baze. Ainda em 2009 cessou sua atuação por vários meses para submeter-se a quimioterapia de um linfoma de baixo grau, esperando curar-se para retornar e para voltar a disputar a liderança mundial. Atualmente curado, depois de tentar com grande empenho retomar o primeiro posto entre os joqueis mais vitoriosos de todas as épocas, Jorge Ricardo foi aos poucos diminuindo a diferença que tinha a menor ante o seu valoroso rival. Baze ultrapassou a extraordinária cifra de onze mil e quinhentos êxitos nas pistas. Ricardinho, sempre eficiente, lutando para chegar perto de seu adversário, em 23mai2012, consegue empatar com Baze, cada qual com onze mil quinhentas e noventa e três vitórias, mas, logo em seguida, em 26 de maio ultrapassa o canadense. Entretanto a luta não terminou, continua acirrada e dia a dia mais empolgante. Alvaro Affonso de Miranda, o Doda, com Ipiranga Pamcary salta para a vitória na IV Copa de Hipismo Foz do Iguaçu - 1993.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Luiz Cavalli




Bicicleta 4 2007 - 70 x 120cm

Trabalho em Acrílico sobre Tela.


Cadeira com Banquinho 2006 - 100 x 80cm

luizinhovalli@yahoo.com.br

F.55 11 3079.5494 / C.55 11 9964.8574


Bicicleta 5 2007 - 80 x 120cm


Quadras 2007 - 100 x 120cm


Surf no Nordeste 80 x 100cm Trabalho Catalogado

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Em Amarillo, Texas.


Estas são fotografias de esculturas em metal da crucificação de Jesus Cristo.
As cruzes também são feitas em metal. O homem que as fez, o fez por devoção.
A terra onde se encontra esta obra foi doada.

Quem é Jesus Cristo?

Em Química, Ele transformou água em vinho;
Em biologia, Ele nasceu sem ter tido uma concepção normal;
Em física, Ele superou a gravidade quando Ele Ascendeu ao céu;
Em economia, Ele subverteu a lei dos rendimentos decrescentes ao alimentar 5000 pessoas com dois peixes e 5 pães;

Em medicina, Ele curou os doentes e os cegos sem administrar absolutamente nenhum remédio,
Em, história, Ele é O começo e O fim;
Em direito, Ele disse que deveria ser chamado de Filho do Pai, Príncipe da Paz;
Em religião, Ele disse quem ninguém chega ao Pai se não for através dEle.

Junte-se a mim e vamos celebrá-lo Ele vale o esforço;
Os olhos que lêem esta mensagem não verão o mal,
As mãos que enviarem esta mensagem a todos, não terão agido em vão, e os lábios que disserem amem a esta oração sorrirão para sempre.

Permaneça em Deus e procure sua face sempre.

AMEM - Em Deus achamos Tudo!

O maior homem da história.
Jesus não tinha servos, ainda assim O chamavam de Mestre.
Não tinha escolaridade, ainda assim O chamavam de Professor.
Não tinha remédios, ainda assim O chamavam de Curador.
Não tinha exércitos, ainda assim reis O temiam.
Ele não venceu batalhas militares, ainda assim conquistou o mundo.

Ele não cometeu crime, ainda assim crucificaram-No.
Ele foi enterrado em uma tumba, ainda assim Ele vive hoje.
Sinto-me honrado de servir um líder que nos ama!
Eu creio em Deus e em Jesus Cristo seu filho.

Não a ignore; lembre-se que Jesus disse:
‘Se você me negar diante dos homens, Eu negarei você diante do Pai no céu'











Oficina de música de Curitiba/PR. (Moisés de Paula)

Os alunos e músicos podem fazer a inscrição pelo site www.oficinademusica.org.br. Alguns cursos já estão com as vagas preenchidas. A Oficina de Música, promovida pela Fundação Cultural de Curitiba.

Os participantes podem se inscrever em até três cursos por fase (música antiga, erudita, popular, blues e eletrônica), observada a compatibilidade de horários. Oficina de Música de Curitiba chega à 26ª edição em janeiro de 2008.

27a. Oficina de Música de Curitiba - Coral Infantil - Amazing Grace - Solo Gabriel Zoldan

Laboratório de Coro Infanto Juvenil - Helma Haller e Ana Cristina Lago (TINA). Sobrinho da Simone Foltran. Gospel Americano

O evento, que é pólo de formação de músicos e instrumentistas, na agenda de cursos, a música antiga, erudita, popular, blues e eletrônica, todas com professores de carreira internacional, destacando-se Yang Liu, Susana Salas, Allan Dean Scott Hartman, Jonathan Luxton e Alexander Znachonak (erudita); Sérgio Alvares, Gaetano Nasillo, Marília Vargas e Rosana Lanzelotte (antiga); Raul de Souza, Marco Pereira, Izabel Padovani, Ronaldo do Bandolim, Marcio Bahia e Jorge Elder (MPB); DJ Patife e Pedro D’eyrot (música eletrônica); André Cristóvão, Flávio Guimarães, Theo Werneck e Adriano Grineberg (blues). Além de ministrarem os cursos, esses e inúmeros outros professores se apresentam durante os 20 dias de Oficina em uma extensa programação de apresentações. Muitas formações de duos, trios e grupos são criadas durante o evento, o que torna as apresentações únicas.

28ª Oficina de Música de Curitiba

Ricardo Kanji explica o que é música antiga.

A expectativa é que mais de 1.500 alunos participem de 91 cursos de instrumentos, prática de conjunto, canto e coral nas diversas áreas e para todas as idades, além de terem acesso gratuito a 80 concertos, com apresentações de alguns dos principais músicos da atualidade e dos próprios alunos. Cursos nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Pinheirinho, Santa Felicidade, Fazendinha e Cajuru. Durante 20 dias de intensa programação, as aulas acontecem no Colégio Estadual do Paraná, Solar do Barão e Conservatório de Música Popular Brasileira. Os concertos ocuparão vários espaços culturais da cidade, como Teatro Guaíra, Teatro da Reitoria, Canal da Música e Teatro do SESC da Esquina. email: oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br

29ª Oficina de Música de Curitiba - Mahler (trecho) - Maestro Osvaldo Ferreira

Cursos ERUDITA (09 a 19/jan/2008) vagas:
Clarinete 8, Contrabaixo 4, Fagote 4, Flauta doce para crianças e professores 5, Flauta transversal 4, Oboé 5, Piano 16, Prática de Coral Infanto - Juvenil 30, Trompa 3, Tuba 5 e Violino 30.

Cursos Antiga (09 a 19/jan/2008) vagas:
Aláude e Baixo Contínuo 6, Canto na Música Antiga 16, Cravo 7, Traverso 7, Viola da Gamba 8 e Violino barroco 4.

Cursos BLUES (21 a 25/jan/2008) vagas:
Baixo Blues 13, Bateria Blues 3, Harmônica Blues 7, Teclado Blues 5.

Cursos ELETRÔNICA (21 a 25/jan/2008) vagas:
Música eletrônica 20.

Cursos MPB (20 a 29/jan/2008) vagas:
Acordeom 7, Bandolim 7, Cavaquinho 5, Clarinete 5, Contrabaixo Acústico 5, Fandango 13, Flauta transversal 4, Folia do Divino 13, Percussão: Outras Visões (mini-oficina) 11, Piano - solo 5 e Piano - tarde 5.

Pratica de Conjunto de guitarra e violões 17
Prática de Metais e saxofone 17
Prática de cantores violinistas 17
Prática de Orquestra MPB 17
Viola brasileira - manhã 9, tarde 6.
FERNANDO OJEDA Y EL SAXOFONISTA MOISES DE PAULA EN EL STAND DE WERIL

Flauta Transversal

Saxofone

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Hiroki Suzuki (s), o fotográfo, o artista plástico e o ator.

Curioso por uma fotografia obtida no site National Geographic, assinada por Hiroki Suzuki, pesquisei na internet e encontrei três artistas com o mesmo nome...

O Fotografo: http://homepage2.nifty.com/hsuzuki/english/

Moro na Prefeitura de Fukushima, no Japão. O Japão é rodeado pelo mar. Mas, existem muitas montanhas, como o Monte. Fuji e os Alpes Japão. Eles mostram maravilhosos cenários para cada estação. Eu gosto muito deles. Meu hobby é tirar fotos da bela natureza. E quero mostrar-lhe obras de minha arte. E, se você gosta do minhas fotografias, você pode livremente usá-los para o seu pessoal computador como papel de parede e protetor de tela.

O artista plástico: http://www.hirokicut.com/

Graduação de Musashino Bijyutsu Daigaku. Iniciado freelancer desde 2007. Seu estilo fresco e elegante, vem recebendo elogios a atenção de moda e indústria da música.

Ele usa técnicas tradicionais japoneses, como rasgar papéis e corte de Origami, bem como utilizando a técnica de têxteis da Monyou. Ele limita a cores de papéis Origami para realçar o contraste entre claro e escuro para dar a aparência simples, porém poderosa como nenhuma outra.


Até então o terceiro Hiroki Suzuki, o ator...


sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Edson Arantes do Nascimento (Pelé)

Nasceu em Três Corações, 21 ou 23 de outubro de 1940, é um ex-futebolista que atuava como meia-atacante. Pelé é considerado como o maior jogador da história do futebol, tendo fama internacional na condição de futebolista. Recebeu o título de Atleta do Século de todos os esportes em 15 de maio de 1981, eleito pelo jornal francês L'Equipe. No fim de 1999, o Comitê Olímpico Internacional, após uma votação internacional entre todos os Comitês Olímpicos Nacionais associados, também elegeu Pelé o "Atleta do Século". A FIFA também o elegeu, em 2000, numa votação feita por renomados ex-atletas e ex-treinadores como o Jogador de Futebol do Século XX.

Filho de dona Celeste Arantes e de João Ramos do Nascimento, conhecido futebolista no sul de Minas Gerais, alcunhado Dondinho, em 1945, mudou-se com a família para Bauru (São Paulo). O nome "Edison" foi escolhido pelo pai para fazer uma homenagem ao inventor Thomas Edison. Ainda criança manifestou a vontade de ser futebolista. Ironicamente a alcunha "Pelé" que serviu para identificar o jogador considerado o maior goleador de todos os tempos teve origem num goleiro.

Em 1943 o pai de Pelé jogava no time mineiro do São Lourenço. Pelé, que então tinha três anos, ficava bastante impressionado com as defesas do goleiro da equipe do pai e gritava: "Defende Bilé". As pessoas próximas começaram a chamá-lo de "Bilé". Muitas crianças colegas do garoto Edison tinham dificuldade em pronunciar "Bilé" e com o tempo o apelido virou "Pelé". Com onze anos, já em Bauru, jogava em um time infanto-juvenil, o Canto do Rio, cuja idade mínima para participar era de treze anos. O pai então o estimulou a montar o seu próprio time: chamou-o Sete de Setembro. Para adquirir material, como bolas e uniformes, os garotos do time chegaram a furtar produtos nos vagões estacionados da Estrada de Ferro Noroeste para vender em entrada de cinema e praças. Posteriormente, viria a jogar no Baquinho, o time de maior referência da juventude do Pelé. O time principal era o Bauru Atlético Clube (BAC), da categoria principal da cidade e de onde derivou o nome do time juvenil. O BAC mandava os seus jogos na rua Rio Branco, onde hoje foi construído um hipermercado. O convite para jogar no Baquinho partiu do Antoninho "Bigode", que oferecia até emprego para os jogadores. Foi o Antoninho, ainda, quem dirigiu o primeiro treino do time. Depois, o Valdemar de Brito, famoso jogador do passado e técnico dos profissionais, passou a treinar a equipe. Foi ele quem levou o Pelé para a equipe do Santos, onde adquiriu fama internacional. Certamente, o brasileiro de maior projeção no exterior. Uma das pessoas mais conhecidas e reconhecidas no planeta.

Um fato que destacou a importância de Pelé no exterior foi quando de sua visita a África em 1969. No transcorrer da guerra civil na África, para que Pelé e o time do Santos FC transitassem em segurança entre Kinshasa e Brazzaville, as forças rivais declararam a interrupção das agressividades, chegando a ocorrer, numa região de fronteira, a transferência da delegação sob tutela de um exército para o outro. Este fato fez lembrar o sonho do Barão Pierre de Coubertin ao fazer renascer os Jogos Olímpicos no século XX. Pois era costume na Grécia Antiga a decretação de um armistício quando da realização dos jogos olímpicos da época.

Pelé começou sua carreira no Santos FC, em 1956 e disputou sua primeira partida internacional com a seleção brasileira dez meses depois. Nos anos 1960 foi convidado para jogar fora do Brasil, na Europa, mas preferiu ficar no seu clube de coração, o Santos. Professor de Educação Física, formado em 1974, pela Faculdade de Educação Física de Santos(Universidade Metropolitana de Santos).

Na década de 1980, namorou a então aspirante a modelo Xuxa, sendo considerado o principal responsável pela projeção inicial dela na mídia. O mesmo período em que foram lançadas filmagens de Xuxa em um filme erótico chamado Amor, Estranho Amor. O filme com cenas polêmicas de Xuxa teve a exibição embargada na Justiça Brasileira anos depois, por iniciativa da própria atriz, que se tornara famosa e rica na TV e brasileira atuando como apresentadora infantil. Foi ministro dos Esportes do Brasil de 1995 a 1998. Nessa época aprovou mudanças na Lei Zico, que passou a ser conhecida como Lei Pelé. A legislação, muito criticada pelos dirigentes de clubes brasileiros, na verdade segue em linhas gerais as diretrizes internacionais da FIFA para contratação de jogadores.

Em 2000, na conturbada eleição de Melhor Jogador do Século da FIFA, Pelé foi aclamado como o melhor de todos os tempos, a frente do craque argentino Diego Maradona. Em 3 de março de 2004, revelou uma lista contendo os cem melhores jogadores de futebol vivos. Lista esta que gerou polêmica, e críticas de vários segmentos da mídia, de jogadores, e intelectuais do futebol mundial.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Maria Martins


Dama surrealista
Biografia da escultora Maria Martins não só refaz sua marcante trajetória artística
como relembra seus romances com Duchamp, Mondrian e Benito Mussolini

Celina Côrtes
Maria Martins entrou para a história como uma das maiores expressões do surrealismo no Brasil. Seu importante legado mereceu, com justiça, sala exclusiva na megaexposição feita no Rio de Janeiro pelo Centro Cultural Banco do Brasil, ao lado de artistas como Salvador Dalí e Pablo Picasso. Os mais interessantes capítulos de sua história, porém, talvez não sejam as obras de arte, e sim a agitada vida social.

Casada com o embaixador Carlos Martins, ela foi amante dos artistas Marcel Duchamp e Piet Mondrian. Revolucionou tanto que a sociedade brasileira a rejeitava.

A trajetória está na biografia Maria (Editora Gryphus, 190 págs., R$ 39), que a jornalista carioca Ana Arruda Callado – viúva do escritor Antônio Callado – acaba de lançar no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde também foi inaugurada uma miniexposição da escultora, trazendo obras como o bronze Impossível (1945).

Maria Martins ao lado do francês Marcel Duchamp, de quem foi amante por um longo período
De todos os amantes, o francês Duchamp foi o mais duradouro. Maria o conheceu por intermédio de Peggy Guggenheim, que liderava um animadíssimo grupo de artistas em Nova York. “Toda mulher, em Paris, quer dormir com ele”, comentou Peggy.

O romance começou em 1943 e surpreendeu os amigos de Duchamp, por ele ser um homem de muitas mulheres e poucos amores. Quando o embaixador Carlos Martins foi transferido de Washington para Paris, Maria ainda permaneceu alguns meses com o amante em Nova York, mas nunca pensou em deixar o marido.

A história continuaria pelo correio. “De fato, nós dois temos uma necessidade de amor físico e esse longo parêntesis de castidade não fez mais do que afiar uma nova lâmina de tesoura”, dizia sobre a ausência do amante. Duchamp só se convenceu do fim da relação em 1966, após a morte de Carlos Martins.

Apesar de Ana Callado ter recebido da editora uma cuidadosa pesquisa, escrever a biografia não foi fácil. Da pequena cidade mineira de Campanha da Princesa, Maria sumiu com os vestígios que pudessem confirmar seu nascimento em 1894, filha do futuro ministro João Luiz Alves, da Justiça. Para todos os efeitos, ela era de 1900.

Euclydes da Cunha, autor de Os sertões, testemunhou seu registro de nascimento, como se abrisse o caminho para a fama. A biógrafa a descreve como uma mulher adorável, refinadíssima e, ao mesmo tempo, grosseira e desaforada. “Sabia ser o que desejava.

Gostava de manipular as pessoas e fascinava os homens”, acrescenta Ana. Maria foi educada no tradicional Colégio Sion, em Petrópolis. Pouco se sabe de sua vida até os dez anos do primeiro casamento, em 1915, com o administrador dos correios Octavio Tarquínio de Souza.

O bronze Impossível, de 1945: em exposição

Com informações desencontradas, foi difícil levantar onde ficava a fronteira entre Octavio e Carlos Martins, explicada afinal por uma inesperada viagem do pai de Maria à Europa. “Ele foi pedir ao amigo Martins – na época servindo na Inglaterra – para vir a Paris. Descobrira um affair da filha com o ditador Benito Mussolini. Ela adorava o poder”, lembra a jornalista. Maria encantava-se também pelo belo, critério que permeava suas preferências familiares, elegendo a filha Nora, em detrimento da mais nova, Ana Maria. Esta última posou para Oitavo véu, uma de suas esculturas mais famosas, mas não mereceu dar título à obra. Em 1943, a artista despontou no cenário internacional das artes na exposição dupla Maria: New sculptures and Mondrian: New paitings, na Valentine Gallery, em Nova York.

A influência de Maria foi fundamental na fundação do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e da Bienal de São Paulo. Foi graças à sua amizade com Pablo Picasso que Guernica saiu pela primeira vez de Nova York para participar da segunda bienal.

Sua amizade com Yves Saint Laurent rendeu um episódio à parte. Quando os netos Philippe e Miguel voltavam do colégio interno, em Londres, encontraram na porta da casa da avó o Rolls-Royce prateado com vidros fumê dos Beatles.

Paul McCartney mandara buscar na casa de Maria o vestido que o costureiro francês fez para seu casamento com Linda. “Era o auge dos Beatles. Estava com 11 anos, entrei no carro e toquei na cítara de George Harrison. Nunca ninguém acreditou nessa história”, diverte-se Philippe, hoje com 48 anos.

O mais engraçado é que Maria não tinha idéia de quem eram os Beatles. As informações sobre seus últimos dias são desencontradas. Pelo que se sabe, ela morreu em março de 1973, aos 78 anos, de insuficiência cardíaca. Mas existem os que falam em alcoolismo ou, então, depressão. Nem Heloisa Lustosa, que ofereceu o MAM para o velório da ilustre brasileira, a conheceu. Maria já não saía mais de casa.